Megaoperação contra golpes digitais tem mandados cumpridos em Orlândia e Ribeirão Preto - Jornal NovaCidade - Orlândia e região
NotíciasOrlândiaRibeirão Preto

Megaoperação contra golpes digitais tem mandados cumpridos em Orlândia e Ribeirão Preto

Getting your Trinity Audio player ready...

Uma operação nacional da Polícia Civil do Paraná contra uma organização criminosa especializada em golpes eletrônicos e lavagem de dinheiro cumpriu sete mandados de prisão na região de Ribeirão Preto nesta quarta-feira (3).

Em Orlândia, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, com apreensão de celulares e documentos, e um mandado de prisão, que resultou na captura de uma pessoa. A prisão é temporária, válida por 30 dias e que pode ser prorrogada.

O núcleo financeiro da quadrilha funcionava em Ribeirão Preto, onde eram acessadas contas bancárias, inclusive de duas redes de postos de combustíveis no Paraná. O dinheiro desviado era pulverizado em diversas contas de “laranjas” na tentativa de dificultar as investigações. Somente em Ribeirão Preto, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão nesta fase da operação.

De acordo com a Polícia Civil do Paraná, os criminosos acessavam as contas bancárias de duas redes de postos de combustíveis e transferiam os valores para contas de laranjas, numa tentativa de lavar o dinheiro e dificultar o rastreamento. A operação mobilizou mais de 500 policiais em todo o país.
CONTEÚDOS EM PRIMEIRA MÃO: Faça parte do nosso GRUPO DO WHATSAPP para receber, em primeira mão, notícias e vagas de emprego de Orlândia (SP) e região.

Segundo a polícia, o esquema criminoso vinha sendo praticado desde 2023 e causou um prejuízo estimado em R$ 5 milhões. Todo o dinheiro desviado passava pelo núcleo de Ribeirão Preto antes de ser transferido para contas ligadas ao grupo em diferentes estados.

A megaoperação cumpre ao todo 189 mandados judiciais – sendo 57 de prisão e 132 de busca e apreensão – em nove estados brasileiros, incluindo São Paulo.

Veja abaixo as cidades onde os mandados estão sendo cumpridos:

 

  • Rio Grande do Sul: Gravataí, Viamão, Canoas, São Leopoldo, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Parobé, Esteio, Cachoeirinha, Victor Graeff;
  • Santa Catarina: Joinville;
  • São Paulo: São Paulo, Ribeirão Preto, Sorocaba, Peruíbe, Conchal, Chavantes, Orlândia, Serrana;
  • Rio de Janeiro: São Gonçalo, Rio de Janeiro;
  • Distrito Federal: Samambaia, Santa Maria;
  • Goiás: Planaltina;
  • Pará: Marabá;
  • Tocantins: Augustinópolis, Araguaína, Palmas;
  • Maranhão: Governador Edison Lobão, Imperatriz.

“Mapeamos a organização, identificamos os líderes e rastreamos o caminho do dinheiro obtido com os golpes. Esse trabalho foi fundamental para chegarmos a esta fase da operação”, destacou o delegado Emmanoel David.


- Publicidade -


 

A Polícia Civil informou que os principais chefes do grupo, considerados os “autores intelectuais” do esquema, foram presos. As investigações continuam para identificar outros envolvidos e recuperar os valores desviados.

 

Fonte: Quadrilha em Ribeirão Preto causou rombo de R$ 5 milhões em contas invadidas

 

Comentários