ColunistasNotícias

Hospital São Lucas Ribeirânia é certificado pela segunda vez consecutiva com o selo UTI Eficiente


A avaliação, que é realizada desde 2016 pela Epimed, em parceria com a Amib (Associação de Medicina Intensiva Brasileira), qualificou, em 2023, apenas 158 UTIs Gerais em um universo de mais de 1.800 unidades analisadas. As unidades de terapia intensiva certificadas apresentam excelentes resultados na avaliação de performance das matrizes de eficiência, que analisa parâmetros de taxa de mortalidade padronizada (TMP) e de taxa de utilização de recursos padronizada (TURP), ambas ajustadas à gravidade do paciente, além do tempo de permanência dos pacientes na UTI e outros fatores.


“O certificado UTI Eficiente é concedido às UTIs que contribuem de forma diferenciada para garantir a sustentabilidade e a qualidade do cuidado dos pacientes de alta gravidade e complexidade, o que vem de encontro com a nossa missão de prestarmos uma medicina de alto padrão, com o objetivo de que temos de oferecer assistência segura, apoiada em processos, tecnologias e melhores práticas. O selo é resultado de um esforço constante voltado para oferecer as melhores práticas centradas no paciente. Essa dedicação contínua não apenas busca a certificação, mas prioriza o bem-estar e a excelência do cuidado oferecido”, explica o médico intensivista Leandro Peres (CRM 161009/ RQE 78432), coordenador da UTI do Hospital Ribeirânia.

Equipe multidisciplinar da UTI do Hospital São Lucas Ribeirânia com a certificação UTI Eficiente

O reconhecimento do selo UTI Eficiente valida o percurso e reforça a viabilidade do Hospital São Lucas Ribeirânia e do Grupo São Lucas em alcançar o ápice da excelência assistencial, posicionando-se entre as principais UTIs do Brasil. “Embora desafiador, esse caminho nos inspira a aprimorar constantemente, impulsionados pela certeza de proporcionar resultados superiores para o bem-estar dos pacientes, nutrindo nossa motivação diária. Esse compromisso tem um significado profundamente relevante, sendo a própria essência do nosso trabalho: aprimorar a qualidade de vida, aliviar o sofrimento, promover a reabilitação, curar e devolver aos entes queridos aqueles que, possivelmente, atravessavam os momentos mais desafiadores de suas vidas”, completa Peres.

Comentários