EventosNotíciasOrlândia

Ciência em Show se apresenta na Feira do Livro de Orlândia

Evento aberto ao público e gratuito acontece no próximo sábado (16)

 

Aliar ensino teórico e prático é uma forma eficaz de despertar a curiosidade e o interesse dos jovens pelo conhecimento científico. Nesse sentido, para mostrar que é possível aprender de maneira descontraída, descomplicada e relevante, o Ciência em Show chega em Orlândia para uma apresentação no próximo sábado, dia 16 de setembro, às 20h, na Praça Mário Furtado, região central da cidade.

O grupo será uma das atrações da Feira do Livro de Orlândia, que acontece entre os dias 14 e 17 de setembro, e terá a participação de cerca de 4.000 estudantes da rede municipal. Organizado pela Secretária de Educação, a feira organizará palestras, peças teatrais, sessões de cinemas à céu aberto, além de shows e divulgação de livros de autores da própria cidade. Sendo a primeira edição do evento, o tema deste ano será “Ler é uma viagem fantástica” e tem a proposta de incentivar a leitura e a educação para toda a população. O trio de cientistas demonstrará como a ciência pode ser entendida em nosso dia a dia.

Todas as propostas do Ciência em Show são fundamentadas em sólidos referenciais teóricos e trazem uma visão moderna do ensino, que aproveita espaços diversos para facilitar a aprendizagem. Os professores Wilson Namen, Gerson Santos e Daniel Ângelo e a educadora e especialista em tecnologia Ana Ralston conduzem o Ciência em Show pela direção da inovação e da tecnologia.

“Precisamos simplificar o ensino de Ciências e levá-la para uma área mais divertida, útil e aplicável, sem perder o rigor técnico. O último levantamento do PISA mostrou que 40% dos brasileiros gostam de Ciência. Os mais novos tendem a se familiarizar com ela por meio do lúdico (jogos e filmes), do encantamento, e nós temos o dever de dar as oportunidades que eles precisam para desenvolver habilidades e o senso crítico para aprender cada vez mais”, afirma Wilson Namen, o Wil.

 


- Publicidade -


Recentemente, o Ciência em Show participou da Bett Educar 2017 promovendo um debate interativo sobre neurociência e a experienciação como caminho para a aprendizagem qualificada. Ainda neste ano poderão ser vistos no TEDxSãoPaulo com uma apresentação inédita. Sempre com o foco na inovação, já realizaram projetos na TV (Globo, SBT, Record, Fox, BBC), internet, em editoras, espaços públicos e instituições de ensino.

“Temos estudantes interessados e isso vemos no nosso dia a dia, não só nas apresentações presenciais, mas também pelo engajamento nos canais de internet”, diz Gerson. Desde 2000, o grupo viaja pelo país promovendo a ciência cidadã por meio de shows, palestras, workshops de formação de professores, por meio de parcerias institucionais nas esferas pública e privada.

“Cabe a nós cientistas proporcionar os meios necessários para a universalização do acesso a ciência para que, futuramente, essa nova geração contribua para o desenvolvimento da cultura científica no país”, afirma Daniel.

Comentários