Orlândia

Uso de máscara passa a ser obrigatório em Orlândia

Conforme o decreto 4914/2020, passa a ser obrigatório o uso de máscara em todos os estabelecimentos comerciais, prédios públicos e transporte coletivo, na cidade de Orlândia.

De acordo com o Ministério da Saúde, o uso de máscaras caseiras em larga escala tem como base a proteção coletiva, uma vez que muitas pessoas podem estar infectadas e serem assintomáticas. Ou seja, poderão estar transmitindo a doença sem saberem que estão com o vírus.

É importante que a população utilize de máscaras caseiras, confeccionadas com tecido. As máscaras de produção industrial do tipo N95 devem ser utilizadas somente pelos profissionais nos serviços de saúde, que lidam com pacientes acometidos pela Covid-19, para proteção individual.

CUIDADOS COM A SUA MÁSCARA DE TECIDO?


- Publicidade -


Não basta ter a máscara, os cuidados com o uso e higienização são fundamentais. Em primeiro lugar, elas são de uso pessoal, não devem ser compartilhadas mesmo para pessoas da mesma família. Devem ser trocadas a cada duas horas ou quando sujas e, depois de ajustadas, não devem mais ser tocadas para evitar infecções. Antes de tirá-las, lave as mãos com água e sabão.

Nesse processo, a higienização é fundamental e, para isso, é importante seguir as orientações do Ministério da Saúde:

– Faça a imersão da máscara em recipiente com água potável e água sanitária (2,0 a 2,5%) por 30 minutos. A diluição é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água (10 ml de água sanitária para 500ml de água potável);

– Após o tempo de imersão, realizar o enxágue em água corrente e lavar com água e sabão;

– Após lavar a máscara, a pessoa deve higienizar as mãos com água e sabão;

– A máscara deve estar seca para sua reutilização;

– Após secagem da máscara passe com ferro quente e acondicione em saco plástico;

– Troque a máscara sempre que apresentar sujidades ou umidade;

– Descarte a máscara sempre que apresentar sinais de deterioração ou funcionalidade comprometida.

Comentários