Com apenas 10 anos, ativista mirim de Ribeirão Preto lança livro sobre prevenção de afogamentos infantis
Getting your Trinity Audio player ready...
|
David Assef, estudante do 6º ano do Colégio Marista Champagnat, em Ribeirão Preto/SP, tem apenas 10 anos, mas já desponta como um defensor da segurança aquática infantil. Idealizador da TUBA GO, primeira plataforma mundial dedicada ao conteúdo gratuito sobre educação aquática para pais e filhos, o jovem ativista agora se prepara para lançar seu primeiro livro: “O menino que transforma crianças em tubarões”, escrito em parceria com a psicopedagoga e mestre em Educação Aline Ester, sua mãe.
A obra será lançada oficialmente no neste sábado (16), a partir das 15 horas, no Centro Cultural Palace, como parte da programação da 24ª edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL), reconhecido como um dos maiores eventos literários a céu aberto da América Latina.
Lúdico e colorido, o livro traz sensibilidade a um tema urgente: o afogamento infantil, que é uma das principais causas de morte entre crianças de 1 a 9 anos no Brasil. O enredo acompanha Davi, protagonista da história, em uma jornada ao lado do seu melhor amigo, um tubarão falante, onde ambos descobrem os riscos da água e assumem a missão de ensinar outras crianças a se protegerem.
De acordo com Aline, a proposta da obra é tratar um tema sério de forma leve e acessível, envolvendo as famílias e despertando a consciência desde a infância. “Com empatia e experiência, buscamos transformar um tema urgente em literatura acessível e encantadora para crianças e famílias. Esta obra marca nossa estreia no mundo literário e apresenta o Davi como uma referência nacional na prevenção do afogamento infantil”, afirma.
A trajetória de Davi também inclui o desenvolvimento da TUBA GO, projeto premiado em um concurso nacional de inovação infantil e apresentado no programa Shark Tank Brasil, onde ele se destacou como o mais jovem empreendedor social do país.
Um jovem marista
A chegada de Davi ao Colégio Marista Champagnat, em Ribeirão Preto, aconteceu a partir de uma palestra sobre segurança aquática que aproximou a família da escola. Segundo Ana Laura Veiga, analista de comunicação e marketing da unidade, a sintonia da família com a proposta pedagógica e o ambiente escolar do Marista foi instantânea. “Desde o primeiro contato, ele demonstrou entusiasmo com nosso colégio. É um estudante participativo, sensível às questões sociais e com forte senso de responsabilidade. Seu protagonismo nos inspira diariamente”, destaca ela.
- Publicidade -
Para o futuro, o Colégio Champagnat tem como projeto promover um momento especial com o estudante e seus colegas, com o objetivo de ampliar o debate sobre prevenção de acidentes e incentivar a participação ativa dos alunos em causas sociais.
“A iniciativa do Davi é um reflexo do que acreditamos: a educação deve formar cidadãos críticos, solidários e comprometidos com a transformação do mundo. Estamos orgulhosos de fazer parte dessa história”, reforça Ana Laura.
Serviço
24º Feira Internacional do Livro | Lançamento “O menino que transforma crianças em tubarões”
Data: 16 de agosto
Horário: 15 horas
Entrada: Gratuita
Endereço: Centro Cultural Palace – R. Álvares Cabral, 322 – Centro, Ribeirão Preto/SP