Alerta! Orlândia tem risco de epidemia de dengue - Jornal NovaCidade - Orlândia e região
Orlândia

Alerta! Orlândia tem risco de epidemia de dengue

Getting your Trinity Audio player ready...

A ADL (Análise de Densidade Larvária) realizada pelo Controle de Vetores de Orlândia no mês de janeiro, reforça o alerta para riscos de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti, com 5,51 pontos no IB (Índice Breteau).

CONTEÚDOS EM PRIMEIRA MÃO: Faça parte do nosso GRUPO DO WHATSAPP para receber, em primeira mão, notícias e vagas de emprego de Orlândia (SP) e região.

Os resultados indicam que todos os bairros da cidade estão dentro do risco de epidemia. De acordo com o Ministério da Saúde, o índice de tranquilidade é 1,0 ou menos. Acima do nível de 1,5 há risco de epidemia no município.

Neste momento o apoio e conscientização da população são essenciais, já que cabe principalmente às famílias o combate aos criadouros do mosquito responsável pela transmissão da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.


- Publicidade -


Durante a ADL foram coletadas amostras em imóveis escolhidos aleatoriamente por toda a cidade, conforme sorteio no SisaWeb (sistema de informação da SUCEN) . Foram vistoriados 508 imóveis.  Larvas foram coletadas em: vaso de planta, depósito de água, saco de lixo, tambor, balde, bebedouro de consumo animal, lata, ralo, pneu, prato de planta, lona, pote plástico e bandeja plástica.

O IB de 5,51 indica que em Orlândia a cada 100 imóveis, existem aproximadamente 6 focos de proliferação do Aedes aegypt.

Um outro índice também preocupante é o IP, Índice Predial, que em janeiro ficou em 3,74 ou seja, a cada 100 imóveis aproximadamente 4 estão com focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Vale lembrar que na ADL, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, são vistoriados somente imóveis residenciais ou comercias.

Comentários