GasBrasiliano inicia obras para fornecimento de gás natural a Orlândia

Chegada do gás natural ao município é um passo inicial para aproximá-lo de outras cidades como Jardinópolis, Franca, Batatais e São Joaquim da Barra.

A GasBrasiliano  iniciou nesta segunda-feira (16), as obras de construção da rede local para fornecimento de gás natural para a cidade de Orlândia (SP). Com investimento superior a R$ 3 milhões, serão construídos aproximadamente 8 quilômetros de rede. 

-A matéria continua depois da publicidade-

Inicialmente a cidade será abastecida pelo GNC (Gás Natural Comprimido) via sistema de rede local, modalidade desenvolvida pela GasBrasiliano que permite antecipar a disponibilização do recurso energético às indústrias locais. 

As obras de construção da rede local devem ser concluídas ainda este ano. O sistema de construção é realizado pelo método não-destrutivo, que consiste na perfuração dirigida sem a necessidade de abertura de valas contínuas, preservando as áreas onde a tubulação é instalada e com reduzidos danos à via pública. 

“Futuramente, em uma segunda fase do projeto, contemplaremos a construção da tubulação para integrar a rede local ao gasoduto principal da GasBrasiliano, partindo de Ribeirão Preto”, afirma Paulo Lucena, diretor técnico-comercial da empresa. 

Segundo Lucena, além de levar competitividade ao mercado industrial de Orlândia, a chegada do gás natural à região é estratégica para os planos de expansão da companhia, permitindo que o combustível fique mais próximo de outras cidades como Jardinópolis, Franca, Batatais, São Joaquim da Barra, além da maior proximidade da divisa com o estado de Minas Gerais. 

Aplicações e vantagens do gás natural 

Na indústria, o gás natural é versátil e pode substituir com muitas vantagens qualquer outra fonte de energia. O combustível atende inúmeros setores, como o alimentício e o metal mecânico em aplicações como, por exemplo, aquecedores, caldeiras, fornos, torradores, estufas, geradores, turbinas, entre outras. É possível utilizá-lo também em empilhadeiras e nas frotas dos veículos, leves ou pesados, com o Gás Natural Veicular (GNV), o mais econômico dos combustíveis. 

No comércio, o gás natural pode atender desde academias até restaurantes, salões de beleza e supermercados, em diferentes aplicações, como em aquecedores de água, geradores de energia elétrica, lavadoras e secadoras de roupas, saunas etc. Em apartamentos e condomínios, é usado principalmente para aquecer a água do chuveiro e para a cocção em fornos e fogões, dentre outras aplicações. 

O gás natural é fonte limpa de energia, com fornecimento contínuo e mais seguro uma vez que não necessita de estoque de combustível, aumentando a segurança e liberando espaços que podem ser aproveitados. É uma fonte de energia que mantem suas características físico-químicas sempre constantes, garantindo mais eficiência. Outra vantagem é a preservação do meio ambiente já que, em razão do seu baixo nível de carbono, durante a queima há baixa emissão de poluentes. Os produtos resultantes de sua combustão são isentos de enxofre e partículas, como fumaça e fuligem. Trata-se de uma energia de transição para uma economia de baixo carbono. 

A GasBrasiliano 

A companhia de serviço público responsável pela distribuição de gás natural na região Noroeste do Estado de São Paulo está presente com sua rede de distribuição em 38 municípios e atende ainda outros quatro com o Gás Natural Comprimido (GNC). Entre os principais municípios atendidos estão Araçatuba, Araraquara, Bauru, Marília, Ribeirão Preto e São Carlos, somando mais de 33 mil clientes nos segmentos residencial, comercial, industrial e automotivo. Desde o início das operações, em 2003, a GasBrasilianoinvestiu mais de R$ 544 milhões na construção de mais de 1.150 quilômetros de redes de distribuição de gás natural em sua área de concessão. 

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.