Orlândia

Covid-19: Estado de SP terá restrições de fase vermelha no Natal e no Réveillon

O governador João Dória (PSDB) determinou nesta terça-feira, 22, medidas rígidas no funcionamento de bens e serviços durante as comemorações de Natal e Ano Novo. As imposições são porque todas as regiões do Estado estão em alerta devido à evolução de casos, internações e mortes em decorrência da Covid-19.

De imediato, o governador anunciou que haverá o retorno à fase vermelha do Plano São Paulo temporariamente, entre os dias 25, 26 e 27 de dezembro e 1, 2 e 3 de janeiro em todo Estado.

As normas mais rígidas foram confirmadas após reuniões entre autoridades do Governo do Estado e médicos do Centro de Contingência do coronavírus. Além do regresso momentâneo à etapa mais restritiva de controle da pandemia, nenhuma região deverá retornar à fase verde – a penúltima na escala de abrandamento – durante o mês de janeiro.

“Precisamos do apoio dos municípios. Apoio dos Prefeitos, Secretários de Saúde, assim como da própria população, até as vacinas chegarem. Está bem perto. Vamos imunizar e proteger os brasileiros”, declarou o Secretário de Estado de Saúde, Jean Gorinchteyn. “O uso de máscaras, além do distanciamento entre as pessoas e evitar aglomerações é imperioso”, acrescentou.


- Publicidade -


O QUE MUDA

No período em que estiver na fase vermelha do Plano SP (25, 26 e 27 de dezembro e 1, 2 e 3 de janeiro) somente atividades essenciais poderão funcionar. Nestes seis dias específicos, o atendimento presencial está proibido em shoppings, lojas, concessionárias, escritórios, bares, restaurantes, academias, salões de beleza e estabelecimentos de eventos culturais.

Farmácias, mercados, padarias, postos de combustíveis, lavanderias e serviços de hotelaria estão liberados.

Nos demais dias, todo o estado continua na fase amarela, a terceira das cinco estipuladas pelo Plano SP. A exceção é a região de Presidente Prudente, com 45 municípios que retornam de forma extraordinária para a fase vermelha a partir do dia 25 e permanecem até a próxima reclassificação em janeiro. A taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para Covid-19 na região de Prudente está em 83,1%.

Também foi anunciado que em janeiro nenhuma região avançará a fase verde, a menos restritiva, e que a reclassificação do faseamento foi remarcada do dia 4 para 7 de janeiro.

CASOS DE COVID

O estado já soma uma taxa estadual de ocupação de UTIs de 61,9%, com aumento para 67% na Grande São Paulo. São 4.775 internados na rede estadual em leitos de UTI e outros 6.215 em enfermarias – os dados se referem tanto a casos suspeitos como pacientes confirmados com coronavírus, de acordo com a Secretaria da Saúde.

São Paulo já registrou 1,39 milhão de contaminados desde o início da pandemia, com 45.395 mortes até agora. No Brasil, os casos confirmados ultrapassam 7,26 milhões, com pouco mais de 187 mil mortes em decorrência do Coronavírus.

FONTE: Revide

Comentários