Orlândia

Orlândia alcança sua 2ª melhor pontuação no “Programa Município VerdeAzul”



As duas melhores colocações no PMVA foram conquistadas durante a atual Administração do prefeito Vado, nos anos de 2017 e 2018.

Aconteceu no último dia 19 de dezembro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, a 11º Encontro Estadual do Programa Município Verde Azul (PMVA). Na ocasião, os municípios paulistas que participaram do ciclo 2018, do PMVA, compareceram na celebração e entrega da certificação deste ano, cujo reconhecimento é dado aos municípios que fizeram mais de 80, dos 100 pontos no índice de avaliação ambiental (IAA) do programa.

A cerimônia foi presidida pelo Governador do Estado de São Paulo, Sr. Márcio França, e compondo a mesa o Secretário Estadual de Meio Ambiente, Eduardo Trani, o Coordenador do PMVA, José Walter Figueiredo da Silva, além de deputados e diretores de órgãos vinculadas ao programa. Estiveram presentes também diversas autoridades estaduais, além de prefeitos, vereadores, interlocutores, suplentes e convidados dos 645 municípios do estado.

Orlândia encerrou o ciclo de 2018, na 76ª posição, com a segunda melhor pontuação/colocação da sua história no PMVA, totalizando 74,73 pontos (a melhor pontuação/colocação do município foi em 2017, na 51ª posição, com 79,10 pontos). O município manteve a 1ª colocação dentro da Bacia do Baixo Pardo Grande, além de ter garantido a qualificação no programa que aconteceu em junho deste ano, quando eram necessários 40 pontos, Orlândia qualificou com 58,67 pontos. Ainda cabem recursos dos IAA dos municípios.

A participação do município no PMVA é um dos critérios de avaliação para a preferência na liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – FECOP. As ações propostas pelo PMVA, compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Os resultados podem ser conferidos no link: http://verdeazuldigital.sp.gov.br/site/pontuacoes/

Comentários