NotíciasOrlândia

Multas por uso de celular ao volante crescem em Orlândia

O número de multas por uso de telefone móvel ao volante cresceu nos últimos meses em Orlândia (SP). Segundo informações do Diretor do Departamento de Trânsito, Renato Lemes, em entrevista na Rádio Gazeta FM, esse tipo de multa passou a ser considerada infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e perda de sete pontos na carteira.

Segundo o Detran de Orlândia, as multas mais aplicadas na cidade são: uso do celular (segurando, manuseando ou utilizando ao volante), cinto de segurança e parada em local proibido.

O uso de telefone ao volante coloca em risco não só a vida do próprio condutor, mas também a de outras pessoas.

Pela legislação federal de trânsito, o uso de celular só é possível quando o veículo estiver estacionado. Enquanto ele estiver em deslocamento, o aparelho só pode ser utilizado na função GPS e deve ser fixado no para-brisa ou no painel dianteiro, em suporte adequado. Dirigir com apenas uma das mãos enquanto segura o celular em outra será considerada infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e perda de sete pontos na carteira.

 

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO

Durante a Semana Nacional do Transito, realizada de 18 a 25 de setembro, serão realizadas blitzes educativas na Praça Mário Furtado, a partir das 10 da manhã.

Comentários