Orlândia

Pagamento de PIS/Pasep é liberado para idosos; veja como efetuar os saques

O governo federal começa a liberar nesta terça-feira (17-out) o saque de dinheiro do Fundo PIS/Pasep. Tem dinheiro nesse fundo quem trabalhou como contratado em uma empresa ou servidor público antes de 4 de outubro de 1988 e ainda não sacou todos os recursos.

O pagamento tem início no dia 17 de outubro para idosos com 70 anos ou mais que são titulares de contas na Caixa Econômica Federal (para o PIS) ou no Banco do Brasil (para o Pasep). Demais bancos o pagamento começa a partir do dia 19 de outubro (veja o calendário no final da matéria). A maior parte das pessoas beneficiadas terá direito a sacar cerca de R$ 750,00. O crédito será feito de forma automática para quem tem conta no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal. Atualmente, a pessoa só pode sacar o dinheiro das contas do PIS/Pasep ao se aposentar, ao completar 70 anos, em casos de morte, invalidez, HIV, câncer e doenças graves, entre outros casos.

Seguindo o calendário estipulado pelo governo, em 17 de novembro, aposentados, militares da reserva ou da reforma poderão sacar o dinheiro. Por último, em 14 de dezembro será a vez de homens a partir de 65 anos e mulheres de 62 anos.

O fundo PIS/Pasep foi criado na década de 1970. Na época, as empresas depositavam mensalmente um valor proporcional ao salário dos trabalhadores em contas vinculadas, como ocorre hoje com o FGTS. As empresas deixaram de fazer esse depósito em conta vinculada a partir da Constituição de 1988, passando a recolher para a União, que destina o recurso ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), responsável pelo pagamento de benefícios como Seguro-Desemprego e Abono Salarial.

Comentários