Orlândia

Orlândia de Luto: Morre ex-jogadora de basquete Solange de Castro

Orlândia amanheceu de luto nesta sexta-feira, dia 8 de dezembro. Faleceu nesta madrugada, Solange Maria de Castro da Academia SMC, mãe do goleiro Fernando Castro (Santos F.C) e Carolina Beatriz. O corpo está sendo velado no Jardim Paraíso e o sepultamento será às 17h no Cemitério Municipal de Orlândia.

Segundo a família, Solange estava internada deste terça-feira no Hospital Beneficente Santo Antonio e na quarta-feira foi transferida para Ribeirão Preto. Ela faleceu por problemas cardíacos.

Solange Maria de Castro, nascida no dia 02 de junho de 1960 na cidade de Pontal, ainda criança veio a mudar-se para Orlândia com os pais Zelinda Peron de Castro e Aldo de Castro, onde fincou raízes, constituiu uma bela família, casou-se com o orlandino Fernando Augusto de Castro com quem teve dois filhos, Fernando e Carolina Beatriz. Infelizmente nos deixou precocemente, aos 57 anos de idade, no dia 07 de dezembro de 2017.

Como atleta, Solange nos encheu de orgulho, apesar de ser natural da cidade de Pontal, sempre dizia ser filha de Orlândia, onde iniciou seus primeiros arremessos no Basquete entre os anos de 1972 a 1976, quando disputou sob a bandeira orlandina o Campeonato Colegial, Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior, chamando a atenção, graças ao seu talento, de grandes times profissionai.

A pivô foi inicialmente contratada pelo Bauru Tênis Clube em 1977, onde jogou até 1982, sagrando-se:

Vice-campeã do Campeonato Paulista Estadual Juvenil Feminino em 1978;

Campeã do Campeonato Brasileiro Adulto Feminino, disputado em São Luiz-MA em 1979, jogando pela Seleção Paulista;

Campeã do Torneio Pré-Mundial Adulto Feminino, disputado em São Paulo-SP em 1979;

Vice-campeã do Campeonato Paulista Principal Feminino em 1979 e em 1980;

Premiada pela Federação Paulista de Basketball com o troféu “José Alcino Bentini”, como uma das atletas da seleção Estrela de ouro do Campeonato Paulista de 1980;

Campeã do Campeonato Brasileiro Adulto Feminino, disputado em Joinvile-SC em 1981;

Medalha de Bronze no Torneio Internacional das Estrelas, disputado em Piracicaba-SP em 1981;

Medalha de Ouro no Torneio Internacional das Estrelas, disputado em Piracicaba-SP em 1982;

Em 1983 transferiu-se para a Associação Prudentina de Esportes Atléticos (Presidente Prudente-SP), onde jogou até 1986, conquistando os seguintes títulos:

Campeã do Campeonato Paulista da Divisão Espcecial Feminina em 1983;

Campeã do Torneio Internacional Adulto Feminino pela Seleção Brasileia em 1983;

Medalha de Bronze nos jogos Pan-Americanos de Caracas – Venezuela em 1983;

Vice-campeã do Campeonato Paulista da Divisão Especial Feminina em 1984;

Campeã da Taça Brasil Feminina em 1984;

Campeã do Campeonato Sul-americano dos Clubes Campeões Femininos, disputado em Sorocaba-SP em 1984;

Vice-campeã da Copa “William Jones”, disputada em Taiwan em 1984;

3ª Colocada no Campeonato Paulista da Divisão Especial Feminina em 1985;

Campeã do Troféu Imprensa Adulto Feminino em 1986;

Em 1987 e 1988 jogou no Coroados de Presidente Venceslau-SP.


- Publicidade -


Em 1989 jogou no Luso Brasileiro de Bauru-SP.

De 1990 a 1991, Solange defendeu o Clube de Regatas de Ribeirão Preto-SP, onde no primeiro ano disputou o Campeonato Paulista da 1ª Divisão Feminina e o Troféu Imprensa, e no segundo ano jogou somente o Campeonato Paulista da 1ª Divisão Feminina.

Solange encerrou a carreira como atleta profissional de basquete em 1992, e começou a dar aulas de ginastica, fundando a Academia SMC, em Orlândia, juntamente com suas irmãs Suely e Sônia.

Prestou concurso em maio de 1991 e foi aprovada, para trabalhar como funcionária pública para a Prefeitura Municipal de Orlândia, onde trabalhou até seu falecimento. Lotada na Secretaria Municipal de Esportes, iniciou seus trabalhos dando aulas de basquete, sua grande paixão, nos projetos esportivos do município, tendo como um de seus alunos, a quem passou os fundamentos do esporte o consagrado atleta Alex Garcia, hoje jogador do Bauru Basketball, que já atuou na NBA nos Estados Unidos da América.

Solange Maria de Castro, mesmo jogando basquete profissionalmente, não deixou de cuidar de sua formação acadêmica, sendo um exemplo a ser seguido pelos jovens, formou-se em Biologia pela UNESP de Bauru-SP e Educação Física pela UNESP de Presidente Prudente-SP.

Comentários