NotíciasRibeirão Preto

Ministério Público Militar homenageia o professor Sebastião Sérgio da Silveira (Unaerp)

O Ministério Público Militar concedeu a medalha da Ordem do Mérito, na categoria “Grande Oficial”, ao coordenador dos cursos de graduação e Pós-Graduação em Direito da Unaerp, professor Sebastião Sérgio da Silveira. A homenagem é um reconhecimento aos quase 40 anos de serviços prestados ao Ministério Público, uma vez que o coordenador também é promotor de Justiça de Ribeirão Preto. A solenidade ocorreu nesta quinta-feira, 14, em Brasília. 

A Ordem do Mérito Ministério Público Militar, instituída em 1999, é destinada a personalidades, organizações civis e militares por serviços prestados ao Ministério Público. A condecoração é concedida nos graus Grã-Cruz, Grande Oficial, Alta Distinção, Distinção e Bons Serviços. A entrega da condecoração ao professor da Unaerp foi feita pelo Procurador-Geral de Justiça Militar da União, Antônio Pereira Duarte. 

Para Silveira, o reconhecimento vindo de uma competência da esfera nacional é motivo de gratificação e orgulho. “A coisa mais importante quando você chega em uma fase da vida como essa é ter histórias para contar, boas e más, ter conquistas e também histórias daquilo que você não conseguiu. Mas, graças a Deus, no plano profissional consegui muito mais do que tive frustrações. Se tivesse que separar hoje tudo o que faço da vida, eu diria que sou um homem plenamente realizado profissionalmente”. 

Apoio institucional – Assim como no Ministério Público, a carreira do professor Sebastião Sérgio no magistério iniciou cedo. Prestes a completar 40 anos como membro do corpo docente da Unaerp, ele conta que a Instituição faz parte dos fatores que contribuíram para o sentimento de realização profissional. “Acho que nem sou merecedor de tudo, Deus foi muito generoso comigo. As instituições às quais eu servi me deram muito mais do que eu consegui dar a elas. Por isso, acho que serei eternamente grato a todas essas instituições por onde eu passei e onde estou hoje, porque sem elas eu não teria conseguido nada”.


- Publicidade -


O coordenador conta ainda que a condecoração vai além do reconhecimento profissional, já que o curso de Direito é também fonte de inspiração e motivação para os alunos. “Não é só um professor, você precisa de história, de experiências e de muita gente que nós temos aqui. Somos espelho para todos eles e, fundamentalmente, mostramos que é possível sonhar. Sou uma pessoa de origem muito humilde. Essa é a maior prova de que é possível conquistar os sonhos. Como fazemos isso? Estudando e trabalhando com seriedade. Sou um exemplo disso, como muitos outros aqui da própria Universidade que seguiram o mesmo caminho que eu”.

Já aos estudantes que estão no início da trajetória profissional e acadêmica, o professor incentiva que não desistam. “Estude! Estude com seriedade, sonhe, e lute pelos seus sonhos, porque tudo é possível. Os desafios estão todos dentro da gente e, se os superarmos, vamos vencer.  Hoje, nada é fácil, mas todo mundo que sonha e que trabalha com seriedade vai conseguir conquistar. Acho que essa é a grande lição que eu posso dar”.

Comentários