ColunistasNotícias

Sidnei Beneti na Academia

Rui Flávio Chúfalo Guião *
ruiflavio@santaemilia.com.br

O ribeirãopretano Sidnei Agostinho Beneti tomou posse na cadeira de n.34, da Academia Ribeirãopretana de Letras, cujo patrono é Graciliano Ramos, em solenidade no Salão do Júri, do Fórum local. Inúmeras autoridades, amigos e convidados do acadêmico lotaram o auditório e assistiram a uma das melhores reuniões da entidade.

Sidnei teve toda sua formação em nossa cidade: foi aluno do Grupo Escolar “Guimarães Jr.” e fez ginásio e colegial no então Instituto de Educação  “Otoniel Mota”, onde teve grande atividade, participando do Centro Nacionalista “Olavo Bilac”, do Parlamento Estudantil e do grupo teatral CETEC, criação da notável professora de todos nós, Florianete de Oliveira Guimarães.

Militou na imprensa local, comentando jogos de futebol e filmes em exibição em nossa cidade.


- Publicidade -


Em 1964, ingressou na tradicional Faculdade de Direito da USP, no Largo de São Francisco, onde continuou sua militância estudantil e política, tendo sido Presidente do Diretório Acadêmico, Presidente da Academia de Letras e representante dos alunos na Congregação.

Em 1972, ingressou na Magistratura, tendo judicado em várias comarcas de nosso Estado. Suas bem formuladas sentenças o credenciaram para o alto cargo de Desembargador no Tribunal de Justiça de São Paulo. Em 2007, por nomeação do Presidente da República, foi alçado ao importante cargo de Ministro do Superior Tribunal de Justiça, onde marcou época por suas teses e decisões, até hoje seguidas pelos atuais ministros.

Teve intensa vida acadêmica, sendo Doutor em Direito e Livre-Docente de Direito Processual Civil, pela USP. Lecionou nas Arcadas e na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e participou de várias bancas e equipes de revisão legislativa, contribuindo para a modernização dos nossos códigos.

Tem enorme e bem sucedida carreira internacional: foi Presidente da União Internacional de Magistrados, com sede em Roma e da Fundación Justicia e nel Mundo, com sede em Madri e presidiu também a Escola Brasileira de Magistrados.

Sua produção literária se divide em obras jurídicas e de literatura geral. Naquelas, produziu mais de 15 livros, artigos, palestras e ensaios. Nesta, profundo conhecedor da obra de Euclides da Cunha, editou livro clássico sobre o autor de Os Sertões.

Elegante em sua escrita, defensor do uso do português correto, encanta seus leitores por suas ideias e por sua forma de expressá-las. Dono de uma postura equalitária, trata os seus interlocutores com respeito e fidalguia.

Na sessão que o acolheu ao seio da Academia, proferiu discurso protocolar sobre o patrono da cadeira, sobre o seu antecessor, o Professor Doutor Fábio Vichi, mas, o que encantou mesmo a plateia foram suas lembranças da juventude e adolescência em nossa cidade, onde relembrou momentos vividos e que marcaram sua personalidade.

Percorreu, na memória, as ruas em redor de sua casa, elencando os moradores e narrando fatos sobre suas vidas, bem como brindando aos presentes com casos de antigamente.

Relembrou com afeto os seus pais, o marceneiro e músico Fioravante Beneti e sua mãe, a professora e comerciante Dinah de Andrade Nogueira Beneti, esta também escritora, editando dois livros, após a idade de 90 anos.

A posse foi abrilhantada pelo Coral Minaz.

* Advogado e empresário, é presidente do Conselho da Santa Emília Automóveis e Motos e Secretário-Geral da Academia Ribeirãopretana de Letras

Fonte: Sidnei Beneti na Academia  – Jornal Tribuna Ribeirão (tribunaribeirao.com.br)

Comentários