Notícias

No Dia do Nordestino, Boticário exalta pluralidade do Nordeste em campanha com influenciadores

O Boticário lança campanha em homenagem ao Dia do Nordestino, celebrado em 08 de outubro. Com filme conceito, a marca de beleza mais amada do Brasil* declara todo seu carinho pelo Nordeste e exalta, por meio de depoimentos de influenciadores digitais de todos os estados, toda a importância cultural, social, geográfica e econômica desta região para o país.  

Com versões de 30 e 60 segundos de duração, o vídeo é protagonizado por nordestinos célebres nas redes sociais, que abordam temas diversos mas destacam, sobretudo, a beleza de nascer e viver em uma região que, além de ser rica culturalmente, é considerada o berço da pluralidade brasileira. Entre os nomes Rica de Marré, do Alagoas; Tiago Banha, da Bahia; Alexia Marina, do Ceará; Kellen Lopes Ramalho, do Maranhão; Iara Sanny, da Paraíba; Katy Abreu, do Pernambuco; Karen Guimarães, do Piauí; Maria Lucia, do Rio Grande do Norte; e Luiza Allan, de Sergipe. 

 

O conteúdo foi criado a partir de uma captação com cada um dos representantes dos estados contando sua história com o Nordeste e, em seguida, foram retirados os trechos mais originais e amorosos. Juntos, os depoimentos dão origem a um tributo fidedigno e sincero de quem vive e ama a região – resultando na declaração mais apaixonada que o povo nordestino poderia receber na data.  


- Publicidade -


“Falar de amor é fácil quando o assunto é Nordeste, afinal, a região é resultado da  soma de todos cheiros, texturas, pessoas, costumes, cidades e cantinhos que tornam cada estado, em sua singularidade, tão especial. Sempre que conversamos com os nordestinos, vemos que o sentimento de orgulho e pertencimento são enormes, por isso, quisemos traduzir a essência desse afeto tão genuíno em uma homenagem de Boticário para um povo tão plural e, ao mesmo tempo, tão singular”, comenta a diretora de Marketing Regional do Boticário, Jacqueline Tobaru. 

Para garantir que esta declaração impacte o maior número de nordestinos possível, a peça publicitária será exibida em mídia Out of Home, bloqueando 100% do inventário de painéis de LED em locais estratégicos para exibir vídeos regionalizados, celebrando o amor por cada estado. 

Além de exaltar o Nordeste e toda sua população, dando destaque para cada um dos estados de modo particular, Boticário também mostra a importância de grandes marcas darem visibilidade e valorizarem os produtores de conteúdo locais.  

Essa não é a primeira vez que o Boticário enaltece a região, já que, desde 2017, promove campanhas especiais para o período de festas juninas, com o objetivo de homenagear os nordestinos e sua cultura. Desta vez, a campanha faz parte da estratégia da marca de fortalecer a valorização local e trazer mais representatividade.  

A estratégia de marketing mostra a preocupação da empresa em criar conexões cada vez mais profundas e autênticas com os nordestinos. “Todas as nossas campanhas regionais carregam aquilo que nós, como marca, trazemos como um de nossos principais pilares: a importância de compreender e respeitar as particularidades culturais de cada região. Aqui, nós celebramos com orgulho a diversidade vibrante e única do Nordeste. Por isso, nós trazemos, de maneira singular, cada estado, cada tradição e cada história. É com essa energia que pretendemos, cada vez mais, compartilhar a autêntica diversidade e potência do Nordeste”, afirma a executiva.  

Muito além do marketing, marca faz investimentos na região 

Apesar de ter sua origem no sul do país, Boticário tem forte presença no Nordeste com a fábrica de Camaçari, na Bahia. Atualmente, a unidade é responsável  pela produção de 98% do perfume mais vendido da marca, o Malbec, de 90% dos kits e de 100% dos refis dos demais produtos. Com isso, a região contribui diretamente para o sucesso do maior programa de logística reversa do país, o Boti Recicla. Aliás, a fábrica de Camaçari está na vanguarda da sustentabilidade: foi a primeira do Brasil, no setor de cosméticos, a obter a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).  

Por meio da fábrica, o Grupo Boticário também promove o desenvolvimento econômico e social da cidade e seus arredores: cerca de 78% dos colaboradores diretos são residentes de Camaçari. Em 2021, foram investidos R$600 milhões na unidade, reforçando o compromisso da companhia com o desenvolvimento sustentável da região. A expectativa da marca é de que, até 2023,  mais de mil novas vagas de emprego diretas e indiretas sejam criadas com as melhorias nos equipamentos, estrutura e layout da planta – aumentando a capacidade produtiva em até 65%. 

A chegada do Boticário à região acarretou na abertura de outras unidades fabris, fortalecendo e ampliando a cadeia produtiva e transformando Camaçari em um polo de Beleza. Parte da rotina da cidade desde 2014, a marca busca contribuir efetivamente para melhorar a realidade das regiões que está inserida. A partir do Centro de Distribuição de São Gonçalo dos Campos, também na Bahia, o Grupo Boticário leva produtos para 17 estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, gerando empregos e movimentando a economia local. 

#OndeTemAmorTemBeleza  

***  

Sobre O Boticário      

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e com o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla. Além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realiza testes em animais.  

*Kantar, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de Dezembro de 2021. Total Brasil, 2000 lares.   

**ABF (Associação Brasileira de Franchising). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2021  

Comentários