ColunistasNotícias

Constantinopla ou Istambul

Sérgio Roxo da Fonseca
Advogado, da Academia Ribeirãopretana de Letras,
Procurador de Justiça, professor (aposentado)

Tais Costa Roxo da Fonseca
Advogada

As pessoas, os animais, os objetos e tudo mais que rodeia o mundo e a humanidade têm nome. Muitos têm até mesmo sobrenome. No entanto, os homens e as mulheres, não raras vezes, acabam batizando o que enxergam com variados nomes e até mesmo com sobrenomes.

Tivemos a oportunidade de visitar Istambul, que no passado era conhecida como Constantinopla. Nos nossos dias, Istambul é a capital de um extenso mundo árabe. No passado, Constantinopla era a capital do “Sacro Império Romano do Oriente”, que segundo a visão da época “não era sacro, nem império, nem mesmo romano e ficava no ocidente”. Mas nem tudo é matemático.


- Publicidade -


Os romanos criaram o falso império porque o então império ocidental, dirigido por Roma, estava sendo frequentemente atacado por grupos armados vindos do norte e do leste da Europa. O Império do Oriente fez disso a sua história.

Espantosamente a obra mais aplaudida da língua latina foi reescrita por escritores do império oriental, muito embora, até hoje, é conhecida como “Corpus Juris Civilis”. Os orientais salvaram o texto básico do direto romano.

Em contrapartida foram os romanos do oriente que atacaram a Grécia, decretando o trancamento das milenares escolas de filosofia instaladas pelos grandes mestres da humanidade. Para aqueles romanos do “oriente”, a filosofia grega clássica contrastava com o cristianismo, o que atualmente é negado pelos estudiosos de todas as pátrias e de todas as línguas.

Mas foram eles que aprofundaram os estudos sobre o cristianismo e os últimos acontecimentos que envolveram a morte de Jesus Cristo, especialmente sobre os fatos que cercaram a execução de Jesus Cristo em Jerusalém, o que era então objeto de rara documentação.

Foram fixados os locais do sacrifício de Jesus Cisto, sua execução e até mesmo de sua imolação. O Monte das Oliveiras encontra-se até hoje preservado.

Nos nossos dias alguns judeus da Alemanha afastaram-se de sua pátria e procuraram a paz em Istambul para fugir dos nazistas, permanecendo longo tempo sob a proteção dos árabes. Um desses judeus realizou uma extraordinária revelação.

 

Revelou que todos os livros escritos na antiguidade somente retratavam a vida e a história das pessoas ricas e de muito poder. Um único livro, daqueles até então velhíssimos tempos, espantosamente, tratava de pessoas pobres: o Evangelho de Jesus Cristo. É escusado dizer que se trata de uma das poucas obras lida e relida até os dias de hoje. Referimo-nos ao livro publicado por Erich Auerbach, denominado “Mimesis”, publicado pela editora Perspectiva.

Os árabes tomaram Constantinopla e alteraram seu nome para Istambul. Os cristãos ali haviam construído o seu maior templo até então conhecido. O Vaticano ainda não era o templo maior do mundo. .

Os árabes tomaram o antiquíssimo templo cristão e o submeteram a suas regras: para os árabes é proibido imagens, até mesmo as religiosas. Os seus templos são singelamente decorados com a aplicação dos “arabescos”.

Para quem ingressa hoje na antiga catedral cristã, hoje mesquita mulçumana, espanta-se ao observar que na parece lateral do altar há a imagem de Nossa Senhora e do menino Jesus. Um interlocutor árabe explica que tal exceção revela o amor dos árabes devotado aos santos cristãos.

As palavras do interlocutor árabe refletem aquelas outras encontradas no alto do Morro Neto, segundo a qual as religiões monoteístas  (cristianismo, judaísmo e muçulmanos) adoram o mesmo Deus (“um só Deus, acima de todos, todos irmãos”).

Indaga-se qual a razão pela qual ainda se matam?  

Comentários