Notícias

Carnaval 2023: frente fria provoca temporais no Sudeste

O fim de semana de carnaval 2023 terá uma grande virada no tempo na Região Sudeste do Brasil, com a chegada de uma forte frente fria. Os efeitos desta frente fria serão sentidos principalmente sobre São Paulo, Rio De Janeiro e o centro sul de Minas Gerais, que além da chuva vão sentir também uma acentuada queda da temperatura.

A semana pré-carnaval tem sido bastante abafada e quente em toda a Região, especialmente na cidade do Rio de Janeiro, a previsão é de que o calor aumente até a sexta-feira e a capital Fluminense alcance a marca dos 40ºC neste dia, batendo recorde de calor para 2023. O recorde atual é de 38,8C no dia 4 de fevereiro, medido na estação meteorológica da Marambaia, pelo Instituto Nacional de meteorologia.

Para o estado de São Paulo, a previsão é de um fim de semana com o tempo muito instável. O litoral paulista deve ficar chuvoso e com o mar muito agitado, além de ventos fortes . Há risco de temporais no sábado de carnaval em todas as regiões do interior, do litoral e também na grande São Paulo. A chuva e os ventos frios de origem polar, que vão chegar com esta frente fria, vão causar uma acentuada queda de temperatura em todo o estado de São Paulo.


- Publicidade -


Para o domingo de carnaval, a previsão é de predomínio de céu nublado e chuva em todo o sul e leste do Estado de São Paulo, incluindo a região da grande São Paulo e todo o litoral. A temperatura vai ficar baixa e a sensação será até de frio.

Alerta especial para muita chuva na baixada santista e em todo litoral norte, com risco de ressaca ventos fortes e mar muito agitado.

Para o estado do Rio de Janeiro, sul de Minas, Zona da Mata mineira, a previsão é de um fim de semana de carnaval com o tempo bastante instável, com muitas nuvens e chuva frequente. Há risco de temporais e de chuva, inclusive na Região Serrana do estado do Rio, que pode causar transtornos para a população.


Em particular no sábado de carnaval, a região da Costa Verde (Angra dos Reis/Paraty), e o Grande Rio devem ficar com o tempo chuvoso. A previsão de volumes elevados e ventania.

A região da grande Belo Horizonte, os demais áreas do estado de Minas Gerais e o Espírito Santo ainda poderão contar com alguns períodos com sol no fim de semana de carnaval, mas sempre junto de muita nebulosidade. A previsão de pancadas de chuva e raios principalmente à tarde e à noite. No sábado, as pancadas de chuva com raios poderão ser intensas na grande Belo Horizonte no Triângulo Mineiro, e podem começar desde cedo.


No Espírito Santo, no centro, Leste e norte de Minas Gerais, também haverá uma queda da temperatura no fim de semana do carnaval, mas que não será acentuada como a esperada para São Paulo, Rio de Janeiro o sul de Minas é a Zona da Mata mineira.

Alerta para mar muito agitado


A passagem desta frente fria pelo litoral da região Sudeste vai deixar o mar muito agitado no fim de semana do carnaval. Para São Paulo e para o Rio de Janeiro, a agitação marítima vai começar a ser sentida durante o sábado à noite na costa de São Paulo e do Rio de Janeiro.


No domingo, o litoral de São Paulo pode ter ondas entre dois e meio e 3 m. No Rio de Janeiro, até a região de Cabo frio, as ondas devem ficar entre dois e três metros. Há risco de ressaca tanto em São Paulo quanto no litoral centro-sul do Rio de Janeiro.

Fonte: Climatempo

Comentários