NotíciasRibeirão Preto

Instituição Aparecido Savegnago realiza sarau em homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna

100 anos depois, a Semana de Arte Moderna de 1922 é reverenciada em todo o Brasil. E alunos da Instituição Aparecido Savegnago (IAS) se unem para apresentar um sarau temático em homenagem ao mais prestigiado evento artístico-cultural do país.

Na ocasião, manifestações de canto, música, teatro e pintura estarão integradas, como explica o coordenador artístico do projeto, Lucas Galon: “Esse sarau foi pensado como uma homenagem à Semana de Arte Moderna, mas de forma livre e com pequenas apresentações.”

Nesse contexto, os integrantes do grupo de câmara do IAS farão um mini espetáculo, com obras clássicas de Heitor Villa-Lobos, principal expoente da música na Semana. E telas dos alunos de artes visuais estarão expostas, com releituras de obras consagradas como pinturas de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Di Cavalcanti.

Uma viagem pelas ondas do rádio

O sarau vai contar ainda com a participação dos alunos de teatro, com o pocket espetáculo “O que não te contaram”, com notícias da época, como a primeira transmissão de rádio do Brasil, além de programas irreverentes criados por alunos, com alusão às primeiras transmissões radiofônicas, ocorridas há 100 anos.


- Publicidade -


Assim, o coordenador artístico contextualiza o evento como uma verdadeira imersão pelo movimento antropofágico. “A ideia é que o visitante tenha uma experiência multiartística, assistindo ao concerto com músicas do Villa Lobos, enquanto vê obras com releituras da Tarsila e, ainda, assiste ao teatro”, frisa Galon.

O palco de todas as apresentações e intervenções artísticas dos alunos da IAS é o Museu Casa da Memória Italiana, escolhido pela influência italiana, bastante representada na Semana de 22. O sarau temático ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 19, às 19h, com entrada gratuita.

Projeto Beija-Flor

Em 2022, está em execução o Projeto Beija-flor – ano 4, que foi aprovado no mecanismo de incentivo fiscal do Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Governo Federal, via Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo, e conta com patrocínio das empresas: ouro – Savegnago Supermercados, Uberlândia Refrescos, Siamar e Predilecta; prata – Coca-Cola, Café Três Corações, Native, Eletrofrio, Fast e Mili; bronze – Usina Santo Antonio e Triex, além do apoio do Instituto Alexa.

SERVIÇO

Sarau temático: Homenagem à Semana de 22

Com participação do(as) alunos(as) de teatro, artes plásticas, canto, violoncelo, contrabaixo, violão e Orquestra Beija-Flor.

Dia: 19 de setembro de 2022

Local: Museu Casa da Memória Italiana. Rua Tibiriçá, 776, Ribeirão Preto/SP

Horário:19h

Entrada gratuita

Comentários