EventosNotíciasRibeirão Preto

12º FESTITALIA – Festival da Cultura Italiana de Ribeirão Preto

Festival da Cultura Italiana de Ribeirão Preto (SP) acontece de 4 a 6 de agosto (de sexta-feira a domingo), no Morro do São Bento

Uma das canções italianas mais conhecidas no mundo é a ‘Funiculí, funiculá’, escrita em 1880 por Giuseppe Turco e Luigi Denza. A música se tornou o hino do FESTITALIA (Festival da Cultura Italiana de Ribeirão Preto), e na 12º edição do evento, realizada de 4 a 6 de agosto (de sexta-feira a domingo), no Morro do São Bento, em Ribeirão Preto (SP), a composição do estilo tarantella terá lugar especial na programação.

Nos três dias do Festival, o Gruppo Folk Dante Alighieri fará apresentações da dança que surgiu no século 14, na região da Campania (Itália), apreciada pelo público por sua coreografia, ritmo e alegria. Seu nome vem de Taranto, cidade da região sul do país europeu. Tarantella’ deriva de “tarântula”, aranha venenosa, porém não letal. A tradição local afirma que quem fosse picado por esse animal sofria de melancolia, convulsões, agitação, dores e abatimento moral. O remédio era a terapia coreo-musical, com movimentos frenéticos, que provoca a expulsão do veneno através do suor. Já a história do clássico Funiculí, funiculá’ remete à divulgação da inauguração do serviço de bonde (funicular) do monte Vesúvio, em Nápoles, e rapidamente tornou-se conhecida por todo o mundo.


Segundo Fernanda Silva, coreógrafa do Gruppo Folk Dante Alighieri, os visitantes apreciarão diversas apresentações de tarantella. “A dança tradicionamente acontecia em festas públicas, como, por exemplo batizados e casamentos. No FESTITALIA, todos estão convidados para dançar o ritmo sozinho, em dupla, em conjuntos, ou seja, é valido de todas as formas. O importante é alegria”, explica.

12º FESTITALIA – a programação tem como objetivo resgatar e manter viva as tradições do país europeu, cujos imigrantes foram alguns dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento econômico e social do país, e pela formação da cultura brasileira. Com entrada gratuita, a agenda reúne música, apresentações artísticas, oficinas, gastronomia, palestras, artesanato e teatro, integra ainda o Calendário Turístico do Estado de São Paulo e é considerada patrimônio cultural e imaterial de Ribeirão Preto.

O evento tem a realização da Società Dante Alighieri e da Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, com apoio da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) e patrocínio da Coca-Cola Andina Brasil.

A programação completaestá disponível no www.festitaliaribeiraopreto.blogspot.com


- Publicidade -


Serviço

12º FESTITALIA
Data: 
de 4 a 6 de agosto (de sexta-feira a domingo)
Horário: 
dia 4 de agosto, das 19h às 0h, dias 5 e 6 de agosto, das 11h às 0h
Local: Morro do São Bento – Ribeirão Preto
Entrada gratuita

Apresentação da Festitália – Ribeirão Preto

 

Apresentação Festitália 2016
Comentários