Morro Agudo

Covid-19: Com aumento da testagem rápida número de casos confirmados sobe para 30 em Morro Agudo

A Prefeitura de Morro Agudo adquiriu no início do mês de maio lotes de testes rápidos de Covid-19 destinados à profissionais da saúde e pessoas que tem fortes sintomas da doença.

Com o uso dos testes, aumentou o número de casos positivos na cidade. De acordo com o Boletim divulgado nesta quinta-feira, 14 de maio, Morro Agudo tem 30 casos confirmados de novo coronavírus e deve aumentar nos próximos dias.

O teste rápido de anticorpos para o novo coronavírus (Sars-CoV-2) pode ser usado como apoio para a avaliação do estado imunológico de pacientes que apresentem sintomas da Covid-19. Basicamente, esse tipo de exame aponta se a pessoa teve ou não contato com o vírus. Quando uma pessoa entra em contato com o vírus, o organismo inicia a produção de anticorpos como um mecanismo de defesa. No entanto, é preciso aguardar alguns dias até que a quantidade desses anticorpos seja detectável em um teste (janela imunológica).  

Estudos científicos têm demonstrado que, a partir do sétimo dia de sintomas de uma pessoa com Covid-19, é possível detectar anticorpos em testes rápidos, sendo que em grande parte dos produtos registrados na Anvisa os resultados mais robustos foram obtidos a partir do décimo dia. Portanto, é preciso estar atento às instruções de uso dos testes.   

Comentários