NotíciasOrlândiaSem categoria

Avançando na formação profissional, IORM oferece curso gratuito de Costura Criativa para Dança

Nos dias 11 de 12 de abril, o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, com o Cisne Negro Cia de Dança da Cidade de São Paulo traz para o interior de São Paulo o curso Costura Criativa para Dança, a cargo dos professores, os artistas Elson Leite e Márcio Peres.

Os profissionais ministrarão o curso intensivo de costura criativa em Miguelópolis para costureiras da própria cidade e também de Guaíra e Ipuã, atendendo, ao todo, 15 profissionais que atuam ou atendem o IORM diretamente na confecção de figurinos. As aulas do curso gratuito serão realizadas na Miberth Têxtil e Confecções das 9h30m às 11h30m e das 14 às 17 horas.

Costura criativa pode ser definida como a especialidade de criar peças únicas, exclusivas e especiais a partir da junção de materiais diferentes. “Pensando na agenda da sustentabilidade, a costura criativa permite a economia de material, dando novos usos a retalhos de tecidos e acabamentos para criar uma peça nova.”, afirma a coordenadora Artística do IORM, Valeria Pazeto, responsável por criar a agenda de cursos promovidos pelo Instituto.

“Além das questões artísticas, acreditamos que proporcionar a realização do curso sobre Costura Criativa para Dança no interior, favorece a Economia Criativa da Região. Ou seja, estamos ofertando ferramentas para que os profissionais da costura possam ter novas habilidades, fortalecendo a sua capacidade de geração de renda.


- Publicidade -


Sobre os professores

Elson Leite

É figurinista, costureiro, cenógrafos e aderecista. Responsável pela criação e execução de espetáculos da Cisne Negro Cia de Dança e do Colégio Albert Sabin de São Paulo, desde 2016. Atua junto à MOV Produções, Academia Mega Model e no Projeto Contos Maravilhoso da Quest. Promoveu oficinas junto ao SESC Osasco.  Responsável por figurinos e adereços de espetáculos da  ONG Crianças do Bem de Osasco,  da ONG Vozes da Capela e Oficinas Culturais da Terceira Idade do Instituto Poiesis. Também assinou figurinos para a ESCOOP – Escola Cooperativa de Ibiúna, e para o Espetáculo de Dança A Terra do Nunca Pare de Dançar, apresentada no Vem Dançar, São Paulo 2018.  Atua junto ao Grupo de Cultura Popular Lira dos Autos, entre suas várias frentes de atuação.

Márcio Peres

É dançarino, ator, figurinista e costureiro. Possui conhecimentos artísticos específicos em Produção Executiva, Artística, Arte Educação, Expressão teatral, corporal, vocal, relaxamento e alongamento corporal, entre outros. Atua como Produtor na Fervo Produções. É Produtor Executivo, Artístico, Ator e Dançarino no Grupo de Cultura Popular Lira dos Autos e no Circuito Sesc de Artes. Realizou em 2019, a criação (design) e confecção de Figurinos e Trajes, para Cisne Negro Cia. de Dança, para os espetáculos: Goitá e Quebra Nozes. Em 2020, ministrou oficinas de Dança e Adereços do Ciclo Carnavalesco no Sesc Osasco com as temáticas: Bumba meu Boi e Carimbó. Atualmente é Educador de Danças Brasileiras e Teatro Popular nos CÉUs das Artes em Osasco/SP.

Comentários