Sanor restabelece operação da estação de bombeamento de esgoto em tempo recorde após colapso estrutural causado por fortes chuvas
|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A última elevatória do sistema de esgotamento sanitário de Orlândia sofreu um colapso estrutural na semana passada, em consequência das fortes chuvas que atingiram a cidade. A estrutura, construída antes da atual concessão, já apresentava fragilidades que foram agravadas pelo volume excepcional de precipitação das chuvas.
Importante informar que no sistema de esgotamento sanitário, a estação elevatória é responsável por bombear o esgoto de um ponto mais baixo para um ponto mais alto, garantindo que o efluente siga seu percurso até as lagoas de tratamento. Em Orlândia, essa elevatória é a última etapa antes da chegada do esgoto à ETE — ou seja, ela executa a função decisiva de impulsionar todo o volume coletado no município até o ponto de tratamento final, etapa essencial, qualquer falha compromete toda a linha de transporte do efluente e representa risco ambiental.
Assim que o problema foi identificado, a equipe técnica da Sanor mobilizou parceiros e recursos especializados para garantir a continuidade da prestação do serviço e a proteção ambiental. Em menos de 24 horas foi instalada uma nova elevatória, equipada com duas bombas de alta capacidade e uma tubulação de PEAD soldada, oferecendo robustez, segurança e estabilidade operacional.
No dia seguinte à montagem, o sistema já operava em plena capacidade, garantindo o encaminhamento e o tratamento do esgoto de toda a cidade sem qualquer interrupção. A operação foi restabelecida com sucesso, sem prejuízo ambiental e com atendimento contínuo à população.
Na sexta-feira, dia 7, representantes da ARES-PCJ estiveram no local para vistoriar a nova estrutura. Durante a visita, puderam verificar o sistema já em operação e a solução ágil e eficiente adotada pela Sanor.
Atualmente, toda a operação segue funcionando normalmente, com segurança e estabilidade. Paralelamente, a área técnica da Sanor já trabalha na revisão do projeto para a implantação de uma elevatória definitiva, que garantirá uma solução permanente, moderna e adequada às demandas do sistema de esgotamento sanitário da cidade.
- Publicidade -
Fonte: SANOR

