Recitais em São Joaquim da Barra abrem agenda de apresentações de final de ano da Alma
|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Alma – Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto inicia a agenda de apresentações públicas de encerramento do ano letivo com dois recitais em São Joaquim da Barra (72 km de Ribeirão Preto) – uma das cidades que abriga os polos extensivos da escola. Os eventos acontecem nos dias 11/11 (próxima terça-feira) e 25/11 (terça-feira), no Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau (rua Alfredo Nogueira, 350), com acesso gratuito à população.
Os recitais reúnem cerca de 180 alunos atendidos pelo Núcleo 2 da Alma em São Joaquim da Barra, com aulas realizadas nas escolas Professora Genoveva Pinheiro Vieira de Vitta, Professor Creso Antônio Filleti e Sylvio Torquato Junqueira. As apresentações entregam ao público – especialmente familiares – uma mostra da evolução de aprendizado dos alunos em cinco instrumentos (violino, violoncelo, flauta, clarinete e percussão) e em canto. No dia 11/11, o grupo da escola Genoveva Vita fará a primeira apresentação, às 18h30. Em seguida, às 19h45, será a vez dos alunos da escola Creso Filleti. No final do mês, dia 25/11 (19h), o recital será dos alunos de canto, juntamente com o coral Canto da Alma.
Para as apresentações instrumentais, o repertório é similar para os dois recitais, híbrido entre composições clássicas e populares (confira programa completo ao final do texto), conforme explica o professor Ladson Mendes, coordenador pedagógico da Alma. “Os recitais são extensões do trabalho realizado em sala de aula e os repertórios também são pensados de forma pedagógica, mas sempre com recorte artístico”, pontua.
Cada recital está programado para 50 minutos de duração e o coordenador acredita que o trabalho vai emocionar o público. “Para além das músicas, todas muito bonitas, ver o desenvolvimento de alunos que chegaram na escola sem nenhum conhecimento tocando com autonomia e mostrando as habilidades adquiridas é encantador. Um momento muito especial para eles e, também, para as famílias e a comunidade”, destaca Ladson Mendes, lembrando que está será a primeira vez que os alunos da escola Professora Genoveva Vitta terão um recital só deles.
Para Alba Regina Nascimento de Medeiros, diretora da escola Genoveva de Vitta, a implantação do Núcleo da Alma proporcionou aos alunos a vivência de uma nova e enriquecedora cultura musical. “A rotina de estudos com a música tem favorecido o desenvolvimento do senso de responsabilidade, disciplina e comprometimento, refletidos na pontualidade e na participação ativa nas atividades escolares propostas. As famílias também se envolvem de forma significativa”, atesta a diretora. Odirlei Gomes da Silva, diretor da escola Creso Antônio Filleti, reforça: “abrigar um projeto que apresenta aos alunos outras possibilidades e cultura, enriquece a educação, amplia o repertório dos estudantes, aumenta a concentração e a dedicação aos estudos, cria senso responsabilidade e compromisso, e promove a socialização”.

Vozes
O recital de canto, no dia 25/11, terá a participação do coral infantil da Escola Estadual Sylvio Torquato e do coral Canto da Alma, da Usina Alta Mogiana. O programa inicial, com as crianças, tem seis canções de compositores contemporâneos nacionais e internacionais, como Heitor Villa-Lobos e Jim Papoulis; enquanto o coral adulto destaca obras de John Rutter, Victor C. Johnson e Baden Powell, além de uma homenagem ao cantor e compositor Lô Borges, falecido recentemente.
- Publicidade -
O Núcleo 2 da Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto está em atividade há oito anos, expandindo seu alcance regional com trabalho focado na oferta de bases sólidas de aprendizado musical quase 300 crianças e adolescentes. Somente em São Joaquim da Barra, a Alma atende a 165 estudantes. “Toda nossa pedagogia é centrada no desenvolvimento da postura dos alunos, dos primeiros passos com os instrumentos, o relaxamento do corpo, as primeiras notas e ritmos, a expressão com o instrumento. Com essas bases sólidas, eles terão liberdade futura para crescerem. Isso é fundamental no trabalho da Alma”, pontua o coordenador Ladson Mendes.
Para Dulce Neves, presidente da instituição, a Academia cumpre um papel essencial ao ampliar o acesso à formação artística e criar novas perspectivas de desenvolvimento pessoal e profissional. “A proposta da Academia é funcionar como um canal de oportunidades, reduzindo a distância entre uma parcela da população e o acesso a um estudo técnico de qualidade na área das artes. Cada recital de encerramento de ciclo é realizado com o sentimento de mais uma etapa vencida na abertura de caminhos que são não somente profissionais, mas para a vida de maneira geral”, afirma.
Os recitais são realizados pelo Ministério da Cultura e pela Alma e conta com o patrocínio exclusivo da Usina Alta Mogiana Açúcar e Álcool.

Serviço
Recitais do Núcleo 2 da Alma – Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto – São Joaquim da Barra
Data e horário: 11/11 (terça-feira) | 18h30 e 19h45
Local: Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau (rua Alfredo Nogueira, 350
Acesso: gratuito
Data e horário: 25/11 (terça-feira) | 19h
Local: Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau (rua Alfredo Nogueira, 350
Acesso: gratuito
