IpuãNotícias

Ipuã já é a segunda cidade beneficiada pela distribuição de computadores para alunos do IORM

O Projeto Conexão é Educação – Internet para Todos chega a mais uma cidade. No dia 19 de outubro, o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM iniciou a entrega de computadores para os alunos do projeto Usina da Dança do núcleo Ipuã. 

O equipamento será entregue a 53 famílias de Ipuã, beneficiando um total de 63 crianças e adolescentes que são alunos do projeto na cidade. A diferença entre o número de máquinas e de crianças deve-se ao fato de que há irmãos que participam do Projeto e, nesse caso, o IORM entrega um computador para cada casa. O computador instalado é composto por CPU, monitor, microfone, câmera e já terá instalado o Pacote Office e o jogo eletrônico educativo Minecraft Education.

“Estamos percorrendo dois caminhos que se encontram agora e, também no futuro. O primeiro caminho é o da inclusão digital. Pensamos no bem-estar de nossas crianças, além dos portões do Núcleo Cultural, por isso, unimos forças para colaborar com o processo de democratização do acesso à tecnologia. O segundo caminho, mas que não é menos importante é o da realização de sonhos. Isso porque para muitas famílias, o equipamento será o único meio para que as crianças realizem as atividades escolares e se capacitarem para o futuro”, afirma a coordenadora do Conselho do IORM, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho.


- Publicidade -


A cada entrega a emoção toma conta da equipe do IORM que instala o equipamento e orienta as famílias para o uso dos computadores. “Em cada residência que instalamos o computador, encontramos crianças com brilho nos olhos e sorrisos que máscara nenhuma é capaz de esconder. Esta, e as demais ações, projetos e atividades realizadas pelo IORM, têm o compromisso de levar às nossas crianças dignidade, acesso aos níveis mais elevados de educação e cultura, que sintam que fazem parte de um projeto importante, e que se vejam como sujeitos de direito. Esperamos que, cada vez mais o vínculo entre as famílias e o Instituto seja fortalecido”, ressalta o gerente Executivo do IORM, Rafael Albuquerque Braghiroli.

Rafael conta que as famílias foram envolvidas no projeto por meio da reunião realizada no dia 21 de outubro que detalhou cada etapa da distribuição dos computadores, as condições para cuidado das máquinas e os objetivos de prover o acesso dos alunos à internet.

A Campanha Conexão é Educação – Internet para Todos  foi um dos maiores esforços já empreendidos pelo Instituto e é o resultado de uma ampla mobilização realizada pelo IORM junto a grandes empresas. O Instituto recebeu a doação de cerca de US$ 100 mil do Airbnb, de 262 computadores do Banco Itaú Unibanco. Esses equipamentos receberam atualizações e acessórios. As empresas FAARO, Colorado Máquinas e Colorado Equipamentos doaram recursos e tempo de especialistas em informática para adequação das máquinas com os recursos necessários para a utilização. No total dezenas de outras empresas fizeram doações que permitiram alcançar o objetivo proposto.

Em setembro, o IORM iniciou a entrega de computadores completos aos alunos de seus projetos sociais na cidade de Miguelópolis. Ao todo, 90 famílias de alunos do IORM em Miguelópolis foram beneficiadas pelo projeto. 

O IORM vai assegurar equipamento para a totalidade dos alunos também das cidades de Guaíra e Orlândia até o final do ano.

Comentários