NotíciasRibeirão Preto

Cia Pé na Tábua compartilha produção do espetáculo “4 por 4 – Escuta Essa Dança” – sapateando standards de Jazz

O espetáculo 4 por 4  – Escuta Essa Dança  é um desafio rítmico, corporal e com interação entre artistas em cena. Os sapateadores da Cia. Pé na Tábua  criam percussões embaladas por standards de jazz do grupo  musical BR Jazz Quarteto, de Ribeirão Preto. Esse retrospecto histórico, musical e irreverente que une uma modalidade de dança com raízes africanas (sapateado) com improvisos de Jazz, resultou num espetáculo de experiência única, tanto para os artistas quanto para o público que o vivencia. No próximo dia 30, às 20h, a Cia. Pé na Tábua e Br Jazz Quarteto vão compartilhar um pouquinho do processo de montagem desse espetáculo que foi concebido em 2016 e desde então circulou por várias cidades e espaços culturais.  

No domingo, dia 01, no Instagram da Cia Pé na Tábua, os integrantes se juntam numa live, às 18h e revelam descontraidamente os imprevistos ocorridos na construção do 4 por 4. A exposição destes bastidores visa democratizar o acesso do fazer artístico, mostrando sua concepção até a finalização do projeto cênico.  

“Neste compartilhamento, propomos expandir o diálogo entre músicos e sapateadores, acompanhados por standards de Jazz. Levado à cena pelos integrantes da Cia. Pé na Tábua (composta por três sapateadores) e do BR Jazz (composto por quatro músicos), 4×4 refere-se também à divisão de compassos do tema de uma música para improvisar”, explica Re Defina, sapateadora e criadora da Cia, que está completando 13 anos da arte de sapatear e, para isso, exibe, desde maio, o projeto Tripé, programação especial de aniversário, que finaliza mês que vem.  

Crédito das fotos: Carol Cb Fotografia


- Publicidade -


O som das chapinhas – O sapateado é um estilo de arte híbrida: música-dança, que tem como principal característica os sons que os dançarinos produzem com os sapatos e suas chapinhas de metal em contato com o chão, fazendo dos pés verdadeiros instrumentos de percussão e do corpo diferentes composições imagéticas. Quem assiste, literalmente, pode escutar uma dança ou ver uma música. “Estamos muito felizes com esse processo criativo e colaborativo ao lado do BR Jazz Quarteto. Foi uma experiência incrível para nós da Pé na Tábua”, finaliza Defina.  

Sobre a Cia. Pé na Tábua 
A Cia Pé na Tábua, de Ribeirão Preto, completa 13 anos de resistência na difusão do sapateado, na formação de público para a dança e na tentativa de democratizar o acesso aos bens culturais que produz . Sapateadores: Cia. Pé na Tábua – Ana Luiza Yosetake, Renata Defina e Rodrigo Lima 

Sobre o Quarteto BR Jazz 
Sob a influência do Jazz e de ritmos brasileiros, com arranjos e composições autorais, os músicos brasileiros Alê Brant (Contrabaixo), Lucas Oliveira (Guitarra), Alexandre Peres (Guitarra) e o peruano Daniel Del Carpio (Bateria) formam o Quarteto BR_Jazz e promovem trabalhos repletos de variedades melódicas, harmônicas, rítmicas e muita “brasilidade”. 

SERVIÇO 
 
Compartilhamento de processo criativo: 4 por 4 – Escuta Essa Dança 
Data: 30 de julho (sexta-feira)/Horário: 20h 
YouTube da Cia Pé na Tábua 
 
Bate papo (LIVE) com os convidados envolvidos na produção do 4 por 4-Escuta essa Dança 
Data: 01 – domingo/ Horário: 18 horas 
Instagram da Cia Pé na Tábua 
 
 

Assessoria de imprensa M3 (Márcia Rosseto) 

Instagram e Facebook: @ciapenatabua 

Comentários