BatataisNotícias

Butantan testará isolamento inteligente contra Covid-19 em Batatais

O Instituto Butantan vai iniciar nos próximos dias uma testagem em massa nas cidades de Batatais e Taquaritinga, interior de São Paulo, para mapear a contaminação pelo novo cononavírus entre seus moradores.

Batizado de Isolamento Inteligente, o projeto será lançado nesta sexta-feira (28) e consiste em testar todos os moradores dos domicílios que forem selecionados para participar do estudo. Os agentes de saúde irão ao imóvel e testarão todos os moradores que aceitarem participar, sem nenhuma restrição de idade.

O monitoramento das pessoas contaminadas pela covid-19 e seus contatos será feito com ajuda de inteligência artificial. O morador poderá baixar um aplicativo para conhecer, por exemplo o resultado do seu teste. A iniciativa ocorre em um momento em que a cidade vive o ápice da crise. Na quarta-feira foram registrados 6 óbitos, o que elevou o total de 127 desde o início da pandemia.


- Publicidade -


“A testagem é uma estratégia muito importante, que associada ao rastreamento de contatos, pode otimizar o isolamento correto das pessoas que testaram positivo para a doença, de modo que o vírus não circule na cidade. A ideia é democratizar o acesso a saúde e gerar impactos positivos no combate à pandemia em Batatais.”, afirma Bruna Toneti, Secretária Municipal de Saúde.

A rede de saúde está em colapso, com 100% de ocupação em UTI e enfermaria na Ala Covid, de acordo com dados desta quinta-feira (27).  A cidade está sob lockdown de 17 dias (até 31 de maio) contra o avanço da covid-19. 

Fonte: Folha Uol

Comentários