EsporteNotíciasOrlândia

Paulista Thiago Paulino abre com medalha de ouro a campanha do Brasil no Mundial de Atletismo

Thiago Paulino conquistou nesta sexta-feira, 14, a medalha de ouro do arremesso de peso, classe F57, no Mundial de Atletismo Paralímpico, disputado em Londres. É o primeiro pódio do Brasil na competição, cujas primeiras provas foram nesta sexta, e seguirão até o dia 23, no Estádio Olímpico, que recebeu os Jogos de 2012.

O atleta de 31 anos venceu a disputa ao registrar a marca de 14,31m em seu terceiro lançamento. Thiago foi o único dos competidores a quebrar a barreira dos 14m. Na segunda posição ficou o chinês Guoshan Wu (13,91m) e, em terceiro, ficou o polonês Janusz Rokicki, com a marca de 13,76m. Thiago chega, assim, à sua primeira conquista em nível internacional. Havia ficado com a quinta posição nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016 e em sétimo lugar no último Mundial, em Doha (Catar), em 2015, nesta mesma prova.

“Costumo pensar que tudo acontece no seu tempo certo. A primeira coisa que passou na minha cabeça foi Doha. Esse grito de campeão mundial estava engasgado desde lá, mas sou uma pessoa bastante paciente e preciso agradecer a muitas pessoas, pois sempre acreditaram e agora comemoram comigo. Minha esposa está grávida, e o meu filho, Heitor, vai nascer em agosto. Posso dizer que ele vai ser filho de um campeão mundial”, disse Paulino, que teve de amputar a perna esquerda abaixo do joelho devido a um acidente de moto, em 2010.

Em abril, ele conseguiu o recorde mundial da prova, com 48,04m, no Open Internacional Loterias Caixa, em São Paulo, e é um dos favoritos da prova.

14/07/2017 – Londres, Reino Unido, Queen Elizabeth Olympic Park – Thiago Paulino – Arremesso de peso F57. ©Marcio Rodrigues/MPIX/CPB

Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Comentários