Turismo rural cresce no Brasil e atrai viajantes em busca de natureza e tranquilidade
|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O turismo rural ganha cada vez mais espaço no setor de viagens. Pesquisa nacional elaborada pelo Ministério do Turismo em parceria com a SPRINT Dados e a Rede Turismo Rural Consciente (Rede RDC) revela que 74% dos viajantes escolhem destinos rurais motivados pela proximidade com a natureza, e 70% também levam em conta a paz e a tranquilidade. Além disso, atividades ligadas à cultura local e à gastronomia caseira estão entre as preferências dos visitantes desse segmento. Nesse contexto, o Parque Maeda, em Itu (SP), celebra 28 anos e se consolida como um dos principais destinos de turismo rural do estado de São Paulo.
Esse quadro reflete um maior movimento nas viagens domésticas: muitos turistas têm priorizado destinos próximos, com preferência por experiências ao ar livre e em ambientes que favoreçam o convívio familiar e a conexão com a natureza.
Fundado em 1998 pela família Maeda, o parque nasceu a partir da tradição agrícola e do cultivo de tomate, ao longo dos anos se tornou um pesqueiro e evoluiu para um dos mais completos complexos de lazer e turismo rural paulista. Hoje, o espaço preserva suas origens, ao mesmo tempo em que oferece infraestrutura moderna, atrações diversificadas e atividades para todas as idades.
Atrações para aproveitar o verão
- Publicidade -
O Parque Maeda faz aniversário no início de janeiro, em pleno período de férias de verão, e reforça seu papel como atrativo que une natureza, experiências rurais e entretenimento para toda a família.
Até o dia 18 de janeiro, o complexo estará aberto todos os dias, ampliando as opções de lazer para quem deseja aproveitar a folga no interior. Entre 19 e 31 de janeiro, o funcionamento retorna ao modelo tradicional, com fechamento às terças e quartas-feiras.
O espaço reúne todos os atrativos do turismo rural e o período de verão é tradicionalmente um dos mais movimentados. “O verão é sempre um período muito especial para nós, ainda mais neste ano em que comemoramos 28 anos de história. As piscinas acabam sendo as grandes protagonistas da estação, ideais para refrescar e reunir toda a família”, afirma André Maeda, fundador do complexo.
Com uma área extensa de vegetação, o Parque Maeda oferece atrações como tanques de pesca esportiva, passeios de trenzinho e teleférico, colheita de frutas como jabuticaba, morango, mirtilo e lichia, além das atrações temáticas, Jardim Japonês, Árvore Gigante e Rodas d´Água.
Para os visitantes em busca de aventura, há ainda atividades como quadriciclo, passeios a cavalo, pedalinho e boia motorizada.
Hospedagem no campo
Os visitantes que desejam estender o passeio podem se hospedar na Pousada Maeda, localizada dentro do complexo. Recentemente revitalizada, a pousada passou a contar com novos chalés, piscina privativa ampliada e um salão de café da manhã mais espaçoso. A estrutura inclui ainda academia, brinquedoteca e salão de jogos, garantindo conforto e lazer para hóspedes de todas as idades.
Ao completar 28 anos, o Parque Maeda reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do turismo rural no interior paulista, alinhando-se a um segmento em crescimento no país e oferecendo experiências que combinam descanso, diversão e contato com a natureza, consolidando-se como um dos principais destinos rurais do estado de São Paulo.



