Acirp avança em governança e inicia seu programa de compliance
|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), entidade com mais de 121 anos de atuação, deu mais um passo no fortalecimento de sua governança institucional ao iniciar oficialmente seu programa de compliance. Entre as primeiras medidas estão a implementação do Código de Conduta e Ética e a estruturação de um Canal de Denúncias.
A iniciativa reforça o compromisso da entidade com a ética, a transparência, a responsabilidade institucional e a promoção de um ambiente de trabalho saudável, pautado no respeito, no bem-estar e na saúde mental dos colaboradores.
O Código de Conduta e Ética estabelece diretrizes claras de comportamento e relacionamento, orientando a atuação de todos os públicos que se relacionam com a Acirp, incluindo diretores, associados, colaboradores, fornecedores, parceiros e demais stakeholders.
Como parte do programa de compliance, o Canal de Denúncias foi estruturado para possibilitar o relato seguro e confidencial de eventuais irregularidades, desvios de conduta ou situações de assédio, assegurando o tratamento adequado das manifestações recebidas.
Além disso, o canal também permite o envio de sugestões e propostas de melhoria para a entidade. O documento foi elaborado pela Comissão Interna de Processos (CIP) da Acirp, refletindo uma construção coletiva e alinhada às boas práticas de governança corporativa.
A instância técnica da entidade é composta por Gabriel Kennedy, advogado do Departamento Jurídico; Roberta Sitta, do Departamento de Gestão de Pessoas; Larissa Eiras, gerente de Relações Institucionais; Edvar Oliveira, gerente administrativo financeiro, e Wanderley Olivon Junior, gerente geral.
- Publicidade -
Para a presidente da Acirp, Sandra Brandani Picinato, a implantação do compliance e do Código de Conduta e Ética representa um marco para a associação. “São passos importantes na história da Acirp.
Mais que atender às boas práticas de governança, trata-se de reforçar valores que sempre fizeram parte da nossa atuação, como ética, transparência e responsabilidade institucional”, afirma Brandani.
A expectativa é de que o movimento fortaleça o ambiente interno e amplie a confiança nas relações com associados, parceiros, fornecedores, imprensa e a sociedade como um todo.
Na avaliação do empresário e advogado Henrique Furquim Paiva, diretor adjunto do Departamento Jurídico da Acirp, o avanço institucional está alinhado às exigências atuais do ambiente corporativo. Furquim destaca que o compliance é uma ferramenta essencial para organizações que desejam atuar de forma responsável, transparente e alinhada às exigências legais e institucionais do mercado e da sociedade em geral.
“Ao formalizar esses processos, a Acirp demonstra maturidade institucional, fortalecendo a credibilidade da entidade, além de se apresentar como exemplo para seus associados”, ressalta o diretor adjunto.
Com o objetivo de garantir transparência e amplo acesso às informações, o Código de Conduta e Ética e o Canal de Denúncias estão disponíveis para consulta no site da Acirp.

