O Legado de Maurílio Biagi Filho: o Presidente de Honra da Agrishow
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Poucos eventos representam tão bem a força do agronegócio brasileiro quanto a Agrishow. Em sua 30ª edição, a feira se consolida como uma das maiores do mundo, fruto do trabalho coletivo de inúmeros atores ao longo das décadas. Muitos nomes se destacam, dentre eles, Maurílio Biagi Filho, empresário visionário e profundamente enraizado em Ribeirão Preto. Ele é o único ribeirão-pretano, até agora, a ter ocupado a presidência da feira — e deixou um legado que ainda ecoa a cada edição.
Entusiasta da Agrishow desde sua criação, Biagi Filho presidiu o evento em 2012 e 2013. Sua gestão foi marcada por inovações relevantes, como a criação do Prêmio Brasil Agrociência, que foi um sucesso à época pois, justamente, valorizava as pessoas responsáveis pelos grandes avanços tecnológicos no setor. Foi também sob sua liderança que a Agrishow conquistou um de seus marcos mais importantes: a assinatura da concessão, pelo Governo do Estado de São Paulo, da área onde a feira é realizada por 30 anos.
“A Agrishow surgiu por mérito do agrônomo e empresário Ney Bittencourt, um visionário que deixou esse e outros legados para o Agronegócio, mas já à época apoiado por outro visionário, nosso querido Roberto Rodrigues, contribuindo decisivamente para o sucesso do evento até hoje. Depois vieram outras contribuições importantes, mas considero essa concessão uma virada de chave na história da feira. Ela não apenas garantiu segurança para os investimentos em infraestrutura, mas também despertou um verdadeiro sentimento de pertencimento nos moradores de Ribeirão Preto. Vários setores da cidade se mobilizaram para essa conquista”, destaca Biagi Filho.
Seu trabalho à frente da feira foi reconhecido pelas entidades organizadoras, que o nomearam, após o fim de seu mandato, como presidente de honra da Agrishow — título que carrega com orgulho. Em uma entrevista coletiva recente, o atual presidente da feira, João Marchesan, destacou o papel fundamental de Biagi Filho na consolidação do evento: “Ele é o nosso embaixador. Está sempre presente, pronto para apoiar, trazer soluções, apontar caminhos e construir pontes.”
Outro pilar do legado de Biagi Filho é seu empenho em aproximar a juventude do universo agro. “Sempre defendi que os jovens precisam vivenciar o campo para compreender sua importância. Levamos um tempo para viabilizar a visitação de estudantes, mas temos avançado a cada edição. Este ano, fiquei especialmente feliz em apoiar e acompanhar o trabalho da Associação de Olho no Material Escolar e do Programa Educacional Agronegócio na escola da Abag para viabilizar a presença de aproximadamente 2 mil jovens na feira. Como presidente de honra, ver essa juventude participando me emociona. Eles são o futuro — e é neles que precisamos investir.”
A trajetória de Maurílio Biagi Filho se entrelaça com a da Agrishow. Mais do que um líder, ele é parte viva da história de um evento que não apenas movimenta bilhões, mas inspira gerações. Seu legado, como a própria feira, continua crescendo e se reinventando, ano após ano.