MinC prepara anúncio da Film Commission nacional na próxima edição do Noronha2B
|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Ministério da Cultura revelou que a Film Commission Nacional será anunciada em março de 2026, em Fernando de Noronha. A informação foi divulgada durante o MICBR (Mercado das Indústrias Criativas do Brasil) em Fortaleza (CE). A apresentação da nova política pública do Governo do Brasil acontecerá durante a terceira edição do Noronha2B – Film Commission Forum, reunindo municípios, Estados brasileiros e convidados internacionais.
Com o tema “Sul Global Sustentável” o Fórum Noronha2B pretende estabelecer vínculos entre o mercado audiovisual brasileiro e países do BRICS e Iberoamérica. O Fórum vem propondo pautas municipalistas desde 2023 sobre política de atração de produções audiovisuais e a articulação entre territórios brasileiros através do turismo, cultura e meio ambiente junto ao governo federal e parlamento.
O Noronha2B tem buscado pautar e refletir sobre mercados e rotas comerciais que ofereçam novas perspectivas de circulação para o audiovisual brasileiro. Fernando de Noronha, historicamente foi uma rota de comércio utilizada por navegadores em busca do “caminho das Índias” e serve de inspiração para recuperar esse legado de intercâmbio comercial e cultural com Ásia, África e países Iberoamericanos. Em desenvolvimento, a Film Commission Nacional será um dos destaques deste ano.
“Queremos fazer esse anúncio valorizando o trabalho das diversas instituições públicas envolvidas, municípios, Estados, entidades do setor audiovisual e sociedade civil que participaram desta construção”, destacou o secretário executivo do MinC, Márcio Tavares, durante o painel “Film Commissions e desenvolvimento territorial” no último MICBR.
O Fórum, que será realizado de 3 a 6 de março de 2026, debaterá a soberania brasileira a partir do fortalecimento de vínculos com outras culturas do Sul Global e Iberoamérica, para além da geopolítica ocidental. O evento, totalmente gratuito, tem como objetivo articular a produção audiovisual brasileira alinhada ao “Sul Global Sustentável”, ampliando o alcance do cinema nacional e ibero-americano, conquistando novas plateias e atraindo investimentos para o Brasil.
Fonte: Márcio Tavares, secretário executivo do MinC, e Joelma Gonzaga, secretária do Audiovisual do MinC
(Foto: Mariano Correa)
