Banda Sinfônica da Alma leva clássicos do rock internacional para concerto no Theatro Pedro II - Jornal NovaCidade - Orlândia e região
EventosRibeirão Preto

Banda Sinfônica da Alma leva clássicos do rock internacional para concerto no Theatro Pedro II

Getting your Trinity Audio player ready...

Com repertório que abre espaço para clássicos do rock internacional, a Banda Sinfônica da Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma), mostra que nem só de Mozart, Bach e Beethoven se monta repertórios interessantes para concertos sinfônicos. No espetáculo agendado para dia 25 de setembro (quinta-feira), na sala principal do Theatro Pedro II, o grupo de 46 músicos instrumentistas, regido pelo maestro José Matsumoto, convida o público de Ribeirão Preto a ouvir músicas de grupos como Queen, Metallica, Nirvana, Iron Maiden e Led Zeppelin, entre outros artistas, a partir de uma diferente perspectiva musical e harmônica. O cantor Ozzy Osbourne, falecido recentemente, também será homenageado. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, a partir das 19 horas.

O compilado das canções reunidas para esta apresentação é assinado por diversos arranjadores, como Sean O’Loughli, Patrick Roszel, Wolfgang Wossner, Philip Sparke, Paul Murtha e pelo maestro José Matsumoto, também professor da Alma na disciplina de práticas de orquestra. No palco, flautins, flautas, oboés, clarinetes, clarones, saxofones alto e tenor, trompas, trompetes, trombones, eufônios, tuba e percussão serão os instrumentos utilizados para dar vida às adaptações que transportam canções do rock para o universo sinfônico. “É um repertório bonito e animado, mas bastante desafiador, com muitos elementos técnicos que conduzem os alunos a elevar o nível técnico de execução”, comenta Matsumoto.

O programa está estruturado para 50 minutos e o maestro ressalta que todos os estudantes protagonizarão trechos importantes do concerto. “É um espetáculo que funciona como uma mostra do final de uma etapa de desenvolvimento técnico individual e aprendizads coletivos. Os próprios ensaios são aulas em que trabalhamos habilidades diversas que serão colocadas para jogo no espetáculo. No entanto, o controle das emoções, que é parte integrante e importante do processo de formação, é uma vivência que os alunos só experimentam na hora da apresentação”, ressalta o maestro e professor.

CONTEÚDOS EM PRIMEIRA MÃO: Faça parte do nosso GRUPO DO WHATSAPP para receber, em primeira mão, notícias e vagas de emprego de Orlândia (SP) e região.

Como o grupo de estudantes é heterogêneo em relação à idade e ao grau de aprendizado, o maestro reforça a importância de eventos como esse na composição formativa dos alunos da Alma. “Os alunos fazem aulas individuais, aprendendo e desenvolvendo as técnicas específicas de seus instrumentos. Meu trabalho é reuni-los para o exercício de aplicação de suas habilidades de forma conjunta”, pontua.

Para Dulce Neves, presidente da Alma, o concerto cumpre dois papéis fundamentais: a prática dos estudantes e a oferta de um programa cultural de alta qualidade para a cidade. “Todas as apresentações públicas dos alunos da Academia são pensadas e preparadas com extremo cuidado e dedicação pelo nosso corpo docente, para entregar espetáculos que não somente reflitam a proposta e o compromisso da escola, mas que também funcione como um tempo alegre e marcante para a plateia”, explica.

A realização do concerto integra o programa pedagógico da Alma no espectro da prática dos alunos e são uma devolutiva da Academia às famílias, aos patrocinadores da escola e à comunidade. “Levar os ensinos da sala de aula para espaços oficiais de espetáculos são vivências fundamentais para a evolução dos estudantes e, por isso, a cada semestre temos essa agenda”, finaliza a presidente da Alma.

Em 2025, as atividades da Alma, núcleo Ribeirão Preto, são mantidas pelo Pronac – Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Governo Federal, via Ministério da Cultura, com patrocínios das seguintes empresas: Ópera – Usina Alta Mogiana S/A; Sinfonia – Cutrale, GSInima Ambient, NECTA e Usina Vertente/Tereos; Suíte – Santa Helena Industria de Alimentos e Interunion; Ária – Goiasmaq, Suprir, Grupo Intelli.


- Publicidade -


SERVIÇO

Concerto da Banda Sinfônica da Alma – Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto

Data e horário: 25 de setembro (quinta-feira) | 20h

Local: Theatro Pedro II (sala principal)

Acesso: gratuito

Ingressos: distribuídos uma hora antes do início do concerto na bilheteria do teatro.

 

Comentários