NotíciasOrlândia

Prefeitura de Orlândia investe R$ 1,4 milhão em obra de contenção de erosão na Rua 20

A Prefeitura de Orlândia, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, iniciou a execução das obras da erosão localizada na Rua 20, no bairro Jardim São João. Foi realizado anteriormente um estudo técnico minucioso, onde ficou definido o melhor modelo a ser adotado. Evitando que ocorra o que aconteceu no ano de 2014, quando uma obra no mesmo local, visando corrigir este mesmo problema, desmoronou poucos meses após sua entrega, realizada pela gestão municipal na época.


Desta vez, a atual Administração Municipal de Orlândia, que tem em seu comando o prefeito Dr. Sergio Bordin, está investindo cerca de R$ 1,4 milhão, oriundos de recursos próprios do município, para a solução definitiva do problema e para a execução de um serviço de primeira qualidade.
A obra que está sendo executada, compreende a captação de toda água pluvial que escoa superficialmente no local da intervenção, melhorando sua captação através de bocas de lobo, que irão conduzi-las às escadas hidráulicas.


Após a obra finalizada, todo o volume das águas das chuvas será conduzido, dissipando a sua força. Serão construídas duas escadas hidráulicas, de alvenaria, apoiadas sobre lastro de concreto armado, as quais conduzirão as águas dos pontos mais altos até o platô inferior, junto à marginal da Fepasa.


Após ser captada a água superficial que precipitar sobre as áreas adjacentes e serem conduzidas à escada hidráulica, a parte da água de chuva que escoar, será conduzida, no final do talude, a uma bacia dissipadora, construída junto à linha de talvegue do lado direito (sentido norte) da marginal da Fepasa, para que deste ponto escoe mansamente até as partes mais baixas do terreno.


- Publicidade -



Na região onde já está ocorrendo o aterro do terreno que foi danificado, serão instalados drenos que interligarão o pé do maciço, na região danificada, até os degraus da escada.


Nas regiões sobre as captações pelas bocas de lobo para as escadas hidráulicas, a calçada do passeio público será executada com laje apoiada em estrutura de concreto, constituindo-se de lajes, vigas, colunas e pilaretes.

As bocas de lobo serão instaladas junto ao meio fio (guia) do passeio público, em número suficiente para possibilitar a captação do volume necessário de água pluvial descarregadas nas mesmas.


Fonte: Prefeitura Municipal de Orlândia

HISTÓRICO DO PROBLEMA

Este grave problema de erosão na Rua 20, teve início no ano de 2011, na ocasião foi realizada a pavimentação deste trecho, porém sem a instalação de bocas de lobo, com isso, a força das águas das chuvas foi criando tal erosão. No ano de 2014, foi realizada e inaugurada uma obra que em pouco tempo mostrou-se completamente ineficaz, pois a erosão do solo voltou meses após a entrega da obra. 

O problema de erosão na Rua 20, teve início no ano de 2011 no bairro Jd. São João.
Comentários