Orlândia

Prefeitura Municipal de Orlândia lança programa de descarte de medicamentos vencidos

O descarte de medicamentos vencidos, na sua maioria, é feito no lixo domiciliar, na pia ou no vaso sanitário e pode causar sérios problemas de saúde pública e ao meio ambiente. Para solucionar essa questão, a cidade de Orlândia (SP) contará com postos de coleta para estes produtos. O Programa de Descarte de Remédios Vencidos é uma iniciativa da empresa Daidea Reciclagem Inteligente em parceria com a Prefeitura Municipal de Orlândia através da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 

O programa faz um alerta sobre os perigos de ingerir medicamentos vencidos, malconservados ou fora de circulação. O maior desafio será o de eliminar o hábito que as pessoas têm de criar uma “farmácia doméstica”, ou seja, evitar o estoque de medicamentos vencidos armazenados em casa. O objetivo também é o de prevenir a automedicação, o uso de medicamentos sem prescrição médica ou auxílio de qualquer profissional de saúde.

Os postos de coleta estarão distribuídos entre as Unidades de Saúde da cidade, onde as pessoas podem deixar seus medicamentos vencidos.

Os medicamentos serão recolhidos pela empresa contratada pela Prefeitura Municipal. O tratamento dos resíduos do grupo B é feito por meio da incineração. As cinzas serão encaminhadas para aterro sanitário licenciado.

O programa prevê ainda campanhas educativas para conscientizar a comunidade sobre a forma correta de descarte de medicamentos, incluindo palestras com temas ligados a intoxicação, automedicação, doação solidária de medicamento bom, reconhecimento da profissão do farmacêutico e amostra-grátis.

Essas campanhas serão propostas por um comitê gestor formado por representantes do poder público, iniciativa privada e sociedade civil, e terá também como atribuição propor ao poder executivo municipal: ações para o bom desenvolvimento do PDMV; estabelecimento de metas e indicadores de desempenho; áreas prioritárias de atuação e; acompanhamento e avaliação do desenvolvimento do programa, divulgando periodicamente seus resultados;

Para descartar seus medicamentos vencidos, o munícipe deverá encaminha-los a um dos seguintes posto de coleta:


- Publicidade -


Mini Hospital Amério Alves – Rua 06 nº 1200 – Jd Siena

UBS II – jose Marchi – Avenida 19 nº 1728 – Jd Cidade Alta

UBS III – Waldemar Graner – Avenida W nº 783 – Jd Santa Rita

UBS IV – Rubes de Assis Sordi – Rua 03 nº 1645 – Jd Nova Orlândia

UBS VI – Aparecida Helena Denipoti – Avenida K nº 1340 – Jd das Flores

Centro Odontológico Genuíno Nogueira – Avenida F mº 192 – Jardim Boa Vista

Farmácia Municipal Bolivar Berti – Avenida 08 nº 364 – Centro

Comentários