Orlândia

“Fumacê” reforça ações de combate ao Aedes em Orlândia

A Prefeitura de Orlândia tem intensificado as ações de combate ao Aedes aegypti, transmissor da Chikungunya, Dengue e Zika. Entre as atividades de reforço está a utilização do carro fumacê. A partir de hoje, 13 de dezembro, começa a ser realizado este serviço em todos os bairros da cidade.

 

O fumacê, nome popular para a pulverização espacial UBV, é um procedimento que consiste na liberação via aérea de gases, que agem, por contato, atingindo os mosquitos adultos em vôo. A ação do produto só é efetiva quando o inseticida está em suspensão no ar e só mata o mosquito. O inseticida não mata as larvas do Aedes aegypti, que estão em caixas d’água, potes, baldes, pneus, lajes. Sendo assim, imprescindível que a população continue sempre atenta, pois cerca de 90% dos focos estão localizados nas residências.

 

A passagem do fumacê não diminui a necessidade da eliminação dos potenciais focos do mosquito. Por isso, as famílias devem também fazer sua parte no combate ao Aedes aegypti. A população precisa participar, evitando que suas residências se tornem possíveis criadouros do mosquito.

 

Neste período do ano ocorrem os picos de transmissão, devidos fatores naturais, com as condições climáticas e ambientais, favorecendo assim a proliferação do vetor, uma vez que o ciclo de reprodução do mosquito é encurtado.


- Publicidade -


 

Paralelamente ao “Fumacê” a Prefeitura de Orlândia tem adotado diversas outras atividades preventivas de combate ao mosquito. Visitas são realizadas de casa em casa, diariamente pelos agentes, orientando a população e eliminando focos do mosquito.

Comentários