Nuporanga

APAE de Nuporanga leva ‘Programa de Autodefensoria’ à Câmara Municipal

No último dia 03, foi realizado na Câmara Municipal de Nuporanga, o encontro do “Programa de Autodefensoria” promovido pela APAE do munícipio e acompanhado por alunos e profissionais, como a assistente social e a psicóloga da instituição. Este programa pertence a todas as APAES e tem como objetivo a inclusão de pessoas deficientes em seu meio social. 

De acordo com a assistente social da APAE de Nuporanga, Isabela Urbinatti, 24, o programa é necessário para a vida de todas as pessoas, tenham elas deficiência ou não. Essa autogestão gerencia os aspectos de vida de pessoas deficientes, desde habilidades básicas de alimentação e vestuário até a ampla defesa de seus direitos na sociedade em que convivem. 

“O ‘Programa de Autodefensoria’ tem o papel de fortalecer o movimento apaeano, através de ações incluvisas sendo os autodefensores porta-voz dos seus colegas e usuários das APAES, quebrando as barreiras frente ao preconceito vivenciado por eles e suas famílias”, comenta a psicóloga da APAE de Nuporanga, Daniela Souza e Silva.  

“A autodefensoria também tem a finalidade de preparar a pessoa com deficiência intelectual e múltipla, visando a autonomia e a independência, garantindo direitos para o exercício da sua cidadania na comunidade”, conta Isabela. 

A comissão do “Programa de Autodefensoria” foi recebida pelo presidente da Câmara, Antônio Sérgio Anholeto, que representou os demais vereadores. Essa comissão, teve o objetivo de conhecer a atuação dos vereadores em Nuporanga e questionar o funcionamento de seu trabalho, com relação a fiscalização, projetos e emendas no município.  

Em seguida, foi distribuído exemplares com informações de direitos das pessoas com deficiência. Além disso, a comissão reivindicou atenção para o “Setembro Verde”, onde se comemora o dia Nacional da Luta de Pessoas com Deficiência.  


- Publicidade -


“Este ano queremos dar um significado especial com o verde da esperança de dias melhores, principalmente para as pessoas com deficiência”, comenta Isabela. 

Segundo o vereador e presidente da câmara, Antônio Sérgio Anholeto, essa causa é de extrema importância para o município de Nuporanga, pois promove igualdade entre as pessoas com deficiência.  

 “Os envolvidos no “Programa de Autodefensoria” também reivindicaram uma atenção maior no atendimento de pessoas deficientes em comércios e filas de espera em bancos, por exemplo. O que de fato é importante para a contribuição na qualidade de vida deles” conta Anholeto. 

Igor da Silva, Daniela de Souza e Silva, Fátima Aparecida da Cruz, Juliano Ferreira Teixeira, Antônio Sérgio Anholeto e Simone Lopes Da Silva.
Comentários