Prefeitura de Ribeirão Preto atende sugestão da Acirp e amplia Programa Recâmbio
|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto anunciou a ampliação da cobertura do Programa Recâmbio, política pública que viabiliza o retorno voluntário de pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social aos seus municípios de origem.
A medida acontece após sugestão encaminhada pelo Núcleo de Responsabilidade Social (NRS) e pelo Departamento de Relações Institucionais (DRI) da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp).
“Foi uma alteração simples e que vai auxiliar muita gente, pois a cobertura anterior dada não era suficiente para, de fato, retornar a pessoa para a família, para uma rede de contato. Deixar pelo meio do caminho apenas passava adiante um problema social e foi uma decisão muito acertada do Prefeito Ricardo Silva assinar essa mudança, dando uma resposta rápida à questão”, avalia Sandra Brandani, presidente da Acirp.
Antes, o benefício municipal era restrito a cidades em um raio de até 130 quilômetros e agora passa a contar com maior alcance. Segundo Larissa Eiras, gerente do DRI-Acirp, é importante reforçar que esta não é uma iniciativa compulsória.
“O município paga passagens de retorno para aqueles que estão em vulnerabilidade e solicitaram esse retorno. Essas pessoas, nesta etapa, já passaram pelos profissionais da assistência social, recebendo ajuda para encontrar familiares, apoio psicológico, entre outros auxílios”, destaca Eiras.
Novos destinos
- Publicidade -
A partir de fevereiro, o Recâmbio da Prefeitura de Ribeirão Preto passa a contemplar Campinas, Santos, Araçatuba e Andradina, além das rotas já existentes para Altinópolis, Batatais, Igarapava, Ituverava, Orlândia e São Joaquim da Barra. O programa tem como foco a reinserção familiar, mediante comprovação de vínculo ou residência no município de destino e avaliação técnica quanto às condições da pessoa para a viagem.
Desafios
De acordo com Célia Simões, do NRS, o atendimento para pessoas em situação de rua que solicitam retorno à cidade de origem é uma ação estratégica de política de assistência social, pois favorece a reinserção na rede familiar e socioassistencial local, respeitando a manifestação de vontade do usuário. A especialista reforça que a ampliação da distância autorizada para o Recâmbio impõe desafios operacionais e financeiros, como aumento de custos, necessidade de maior articulação intermunicipal e reforço da capacidade de gestão do serviço.
“Ainda assim, trata-se de uma medida relevante e importante para a efetividade do atendimento e para promoção da dignidade e cidadania”, complementa Simões.
A questão das pessoas em situação de rua impacta diretamente o comércio e a dinâmica urbana e a mudança é vista como avanço importante.
“Ampliar o Recâmbio é um passo para dar respostas mais humanas e eficazes, ao mesmo tempo em que se contribui para a organização da cidade. A Acirp seguirá dialogando com o poder público para fortalecer políticas estruturadas e permanentes”, afirma Eiras.
Fonte: ACIRP – Prefeitura atende sugestão da Acirp e amplia Programa Recâmbio

