Raízen suspende operações da Usina Santa Elisa por tempo indeterminado em Sertãozinho (SP)
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Nesta terça-feira (15), a Raízen (RAIZ4) comunicou a suspensão por tempo indeterminado da operação da usina Santa Elisa, em Sertãozinho (SP). A medida, segundo a empresa, está alinhada à sua “estratégia de reciclagem do portfólio de ativos para captura de eficiência agroindustrial”. A conclusão da operação ainda está sujeita à aprovação pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
Com a decisão, há preocupações sobre a manutenção de empregos e a possibilidade de um efeito cascata na indústria sucroenergética, que já enfrenta desafios. A Prefeitura de Sertãozinho, por sua vez, afirmou que 1.200 profissionais atuam na usina.
Em razão da decisão, a Raízen celebrou contratos com outras usinas da região para a venda de até 3,6 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, em uma transação que pode atingir até R$ 1,045 bilhão. De acordo com o comunicado, o montante será direcionado à redução da dívida da companhia.
“O múltiplo implícito da Operação corresponde a aproximadamente USD 53/tonelada de cana, não incluindo o ativo industrial. A Operação foi formalizada tendo como partes adquirentes Usina Alta Mogiana S.A. – Açúcar e Álcool, Usina Bazan S.A., Usina Batatais S.A. – Açúcar e Álcool, São Martinho S.A., Pitangueiras Açúcar e Álcool Ltda. e Viralcool – Açúcar e Álcool Ltda”, diz a empresa em comunicado.
Além disso, a São Martinho (SMTO3) anunciou, por meio de fato relevante, a compra de aproximadamente 10.600 hectares de cana-de-açúcar vinculados a contratos da Usina Santa Elisa, em uma operação que pode alcançar até R$ 242 milhões. Conforme projeções da empresa, a área deverá gerar 600 mil toneladas de cana na safra 2026/27, chegando a 800 mil toneladas a partir da safra 2028/29.

- Publicidade -
A Usina Santa Elisa foi fundada em 1936 e é considerada uma das grandes usinas brasileiras. Ela atuou no plantio, colheita e processamento da cana-de-açúcar para produção de açúcar, etanol e energia.