“O Mágico de Oz” encanta o público em nova montagem da Instituição Aparecido Savegnago
|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa, e a Instituição Aparecido Savegnago (IAS) apresentam o VII Espetáculo de Dança “O Mágico de Oz”, no dia 7 de novembro, às 19h30, no Teatro Municipal Profa. Olympia Faria Adami, em Sertãozinho (SP). A entrada é gratuita, com retirada antecipada de ingressos na sede da Instituição (Rua José Bonini, 536 – Centro).
Em uma encantadora releitura do clássico de L. Frank Baum, o espetáculo conduz o público por uma viagem mágica repleta de cores, música, movimento e emoção. Com direção artística e coordenação geral de Adriano dos Santos, a montagem reúne alunos da IAS em um trabalho que combina arte, aprendizado e superação, traduzindo o poder transformador da dança e da cultura.
O espetáculo
A narrativa acompanha Dorothy, interpretada por Alicia Theodoro Assis, uma menina sonhadora que é levada por um ciclone à Terra de Oz. Nessa jornada, ela encontra amigos inesquecíveis: o Espantalho (Guilherme Oliveira Pegoraro), o Homem de Lata (Enzo Henrique Soares) e o Leão Covarde (Alonso Matos Nogueira), que buscam, respectivamente, inteligência, amor e coragem. Ao lado deles, Dorothy descobre que o verdadeiro poder para transformar o mundo está dentro de cada um de nós.
Com figurinos criados pelo Núcleo de Dança e Ateliê Wladimir Mendes, e coreografias envolventes, o espetáculo celebra valores universais como a amizade, o amor e a coragem. A produção conta ainda com cenários assinados por Carla Petroni e Arte & Cenário e trilha sonora especialmente selecionada, criando uma atmosfera de encantamento e fantasia.
Mais do que uma história sobre voltar para casa, “O Mágico de Oz” é um convite à reflexão sobre autoconhecimento e esperança. Segundo o diretor Adriano dos Santos, “cada passo, cada cena, cada personagem é uma metáfora para os desafios e descobertas da vida. É um trabalho coletivo que mostra o quanto a arte pode inspirar e unir as pessoas”, considera.
Arte que transforma vidas
- Publicidade -
O elenco, formado por dezenas de estudantes da Instituição Aparecido Savegnago, expressa em cena a força da arte como ferramenta de inclusão, aprendizado e transformação social. A IAS atua há anos em Sertãozinho oferecendo formação em dança, música, teatro e artes visuais, com projetos culturais que despertam talentos e fortalecem vínculos comunitários.
A coordenação artística e pedagógica é de Sara Cecília Cesca, e a coordenação de projetos incentivados, de Luciana Rodrigues e a gestão administrativa de Rita Brito. A presidente da IAS, Shirley Pais Savegnago, destaca que o espetáculo é resultado do compromisso da Instituição com a democratização do acesso à cultura. “Nosso objetivo é formar não apenas artistas, mas cidadãos sensíveis, criativos e conscientes do papel transformador da arte”, aponta.
Serviço
VII Espetáculo de Dança “O Mágico de Oz”
Data: 7 de novembro de 2025
Horário: 19h30
Local: Teatro Municipal Profa. Olympia Faria Adami
Rua Washington Luiz, 1131 — Jardim Sumaré, Sertãozinho/SP
Entrada gratuita: retirada antecipada de ingressos na Instituição Aparecido Savegnago
(Rua José Bonini, 536 — Centro, Sertãozinho/SP)
Sobre IAS
Com uma história de 17 anos de dedicação às crianças e adolescentes de Sertãozinho e do distrito de Cruz das Posses, a Instituição Aparecido Savegnago (IAS) se consolidou como um farol de transformação social. O objetivo da entidade sem fins lucrativos é transformar a realidade de crianças e jovens por meio da cultura, arte, educação e saúde da criança.
Desde o início do projeto, mais de 3 mil alunos já passaram pela Instituição. Atualmente, a IAS realiza mais de 22 mil atendimentos anuais para crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos, que têm acesso a uma formação artística de qualidade. Desse total, 133 alunos estão matriculados nos Cursos de Música Individual, que incluem instrumentos como violino, violoncelo, clarinete, flauta, trompete, contrabaixo, saxofone, viola clássica, percussão, violão e outros cursos de balé clássico, artes plásticas, desenho e atendimento psicológico.
Dessa forma, a IAS segue abrindo caminhos onde a arte e o desenvolvimento humano se encontram, sendo uma referência em formação pedagógica na região.
Em 2025, as atividades de formação artística fazem parte do Projeto Beija-flor – balé, artes visuais e camerata – ano 2, que foi aprovado no mecanismo de incentivo fiscal do ProAC – Programa de Ação Cultural, do Governo do Estado de São Paulo, via Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, e conta com patrocínio do Savegnago Supermercados.
Conheça mais o trabalho da IAS, siga a Instituição no Instagram @iasavegnago.
