Intenção de compra cresce e 77% dos consumidores de Ribeirão Preto devem ir às compras neste Natal
O Natal deve impulsionar mais uma vez o comércio de Ribeirão Preto. De acordo com pesquisa realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista (SINCOVARP) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP), por meio do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), 77% dos moradores da cidade pretendem ir às compras neste fim de ano. O levantamento mostra ainda que a maior parte dos consumidores manterá ou ampliará o volume de compras em relação a 2024: 38% dizem que irão adquirir a mesma quantidade de presentes do ano passado, enquanto 31% pretendem comprar mais. Com esse cenário, o comércio local projeta um crescimento médio entre 3% e 5% nas vendas ligadas ao Natal 2025.
Os produtos mais procurados pelos consumidores neste Natal transitam entre moda, calçados, tecnologia, brinquedos, bicicletas, joias, perfumes, cosméticos, artigos esportivos e eletrodomésticos, categorias que tradicionalmente impulsionam o varejo no período e que contam com forte presença no mix dos dois shoppings.
“A maioria dos clientes busca presentes com bom custo-benefício, mas, em contrapartida, peças com alto valor agregado também estão sempre esgotadas. Trabalho com varejo há 20 anos e há muito tempo não via tanta movimentação. Estou muito positiva e confiante com essa reta final do ano”, afirma Marcella Barbosa, gerente da Dudalina, no RibeirãoShopping.
Segundo ela, a junção entre 13º salário, Black Friday, o período de festas de fim de ano e a campanha de Natal do shopping são os principais responsáveis por esse boom de vendas, também impulsionadas pela presença de marcas exclusivas e variadas no centro de compras. “São muitos clientes de cidades da região e até mesmo de outros estados, impulsionado pela variedade de lojas e marcas premium, que têm mantido o comércio bem aquecido por aqui”, complementa.
No ShoppingSantaÚrsula, a percepção dos lojistas é também otimista e o final de ano também tem registrado bons números. “As primeiras semanas já foram muito boas, então estamos com a expectativa bem elevada. É o mês para vender bastante, porque são itens com forte demanda, especialmente para presente de Natal, favorecidos pelo catálogo diversificado”, explica Isa Castañeda, gerente de vendas da Pitanga Rosa no ShoppingSantaÚrsula.
