GEDUC ganha prêmio da Fundação Oswaldo Cruz
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Núcleo Ribeirão Preto do Grupo de Atuação Especial de Educação (GEDUC) recebeu prêmio da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) por desenvolver e implementar programa que agiliza o encaminhamento de notificações, aos órgãos responsáveis, envolvendo violações de direitos de crianças e adolescentes.
O Sistema J154, também chamado de Sistema GEDUC, representa em uma ferramenta valiosa para comunicação de situações de risco ou vulnerabilidade, promovendo integração entre diferentes braços do Poder Público que compõem a rede protetiva.
Profissionais capacitados de diversas áreas possuem acesso à plataforma. Na hipótese, por exemplo, de uma professora detectar uma situação de violência na escola, ela pode acionar um profissional, que registra a ocorrência no sistema. A partir daí, a notificação é direcionada de acordo com a listagem das vulnerabilidades e situações de risco implementadas, comunicando os órgãos públicos para atendimento.
A relação das circunstâncias até agora incluídas no Sistema GEDUC foi disponibilizada no livro “Fiocruz é SUS: cuidados, humanização e inovações pelo Brasil”, incluído na biblioteca do MPSP. Além disso, a plataforma foi apresentada em reunião de secretários municipais de Saúde da DRS-XIII (a que pertence Ribeirão Preto) e escolhida para concorrer na Plataforma IdeiaSUS FIOCRUZ, sendo agraciada, em junho deste ano, como representante da Região Sudeste durante o 38º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.
O Sistema GEDUC é resultado de trabalho iniciado em 2017 e concluído no ano seguinte, sob coordenação do promotor de Justiça atualmente aposentado Marcelo Goulart, em atendimento à demanda de diretores da rede estadual de educação e contando com a participação de diversos setores. A solução tecnológica é constantemente aprimorada junto à Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto, que desenvolveu o software amparado nas orientações do grupo gestor e realiza as atualizações necessárias.
Segundo Naul Felca, promotor do GEDUC, o J154 segue em constante evolução e refinamento.