6º Fórum Internacional Senac de Educadores reúne vozes de referência para repensar vínculos, permanência e aprendizagem
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O 6º Fórum Internacional Senac de Educadores, que acontece de 8 a 11 de setembro, online e gratuito, parte de uma pergunta essencial: como fazer a escola dialogar com a vida real dos estudantes, suas identidades, territórios e expectativas de futuro? Ao longo de quatro dias, nomes como Djamila Ribeiro, Paula Beatriz de Souza Cruz, Énia Lipanga, Ana Ivenicki e Terezinha Rios discutem caminhos para uma cultura escolar mais inclusiva, com vínculos fortes e práticas pedagógicas que reconhecem as diferenças como potência.
“O Senac Franca teve o orgulho de participar ativamente da construção da atividade de 10/9, que reúne vozes potentes e representativas na discussão sobre uma escola mais inclusiva e multicultural. Essa é uma oportunidade essencial para educadores, gestores e demais profissionais da área refletirem sobre práticas pedagógicas que valorizem as narrativas, vivências e identidades diversas, além de repensar estratégias voltadas à gestão da permanência dos estudantes na escola. Fortalecer esses espaços de diálogo é um compromisso com a educação de qualidade e com a promoção da equidade”, destaca Fábio Leme, Gerente do Senac Franca.
Programação
- 8 de setembro — O papel da escola na construção de vínculos
Com Énia Lipanga, escritora moçambicana, e Paula Beatriz de Souza Cruz, diretora e educadora. Mediação: Andreia Peretti Sangaletti, psicóloga e gerente do Senac Marília.
- 9 de setembro — Família e Comunidade: parceria essencial para a permanência. Com Djamila Ribeiro, filósofa, e Renato Meirelles, Presidente do Instituto Locomotiva. Mediação: Eduardo Ehlers, Doutor em Ciência Ambiental e Gerente de Comunicação e Relações Institucionais do Senac São Paulo.
- 10 de setembro — A importância das narrativas e vivências na construção de uma escola inclusiva e multicultural
Com Rosani de Fátima Fernandes, de pertença Kaigang, docente especializada em Educação para as Relações Étnico-Raciais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Reginaldo Anselmo Teixeira, Doutor em Educação Escolar, e Shirley Pimentel de Souza, pedagoga e pesquisadora quilombola. Mediação: Paulo Sérgio Rezende, Mestre e Doutor em Linguística Aplicada e Gerente de Operações do Senac São Paulo.
- 11 de setembro — Identidade e representatividade na construção da aprendizagem significativaCom Ana Ivenicki, professora emérita da UFRJ, e Terezinha Rios, filósofa. Mediação: Marcos Brogna, jornalista.
Serviço:
6º Fórum Internacional Senac de Educadores
Quando: 8 a 11 de setembro, sempre das 15h às 17h
Onde: online e gratuito
Inscrições e programação completa: eventos.sp.senac.br/evento/6o-forum-internacional-senac-de-educadores
Senac Franca
Endereço: Rua Alfredo Lopes Pinto, 1345 – Vila Teixeira – Franca/SP
Site: www.sp.senac.br/web/senac-franca