NotíciasRibeirão Preto

Com os bailarinos selecionados, Cia. Usina da Dança já está em atividade em Ribeirão Preto

A Cia. Usina da Dança, núcleo inovador de pesquisa, criação e formação artística e de desenvolvimento de bailarinos em Balé Clássico Consciente e na Dança Contemporânea já está em pleno funcionamento em Ribeirão Preto.

Fundada pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, A Cia. selecionou seis bailarinos que já estão desenvolvendo atividades voltadas à experimentação de uma linguagem diferenciada e humanizada, alinhada aos conceitos estéticos e poéticos do Programa Usina da Dança, projeto desenvolvido pelo Instituto há mais de 18 anos, em Orlândia, Guaíra, Ipuã e Miguelópolis.

CONTEÚDOS EM PRIMEIRA MÃO: Faça parte do nosso GRUPO DO WHATSAPP para receber, em primeira mão, notícias e vagas de emprego de Orlândia (SP) e região.

As aulas da Cia. foram iniciadas neste dia 14 de outubro. A chegada a Ribeirão Preto foi precedida pelo processo de seleção de bailarinos que formarão o primeiro corpo artístico da Cia.

Cinquenta bailarinos se inscreveram para o processo seletivo, que seguiu rigorosamente as quatro etapas previstas. A primeira delas, de 9 a 20 de setembro, foi o período de inscrições e envio de documentos exigidos. De 20 a 24 de setembro, já na segunda etapa, foram analisados currículos e vídeos de intenção, encaminhados pelos inscritos, com destaque para a experiência e improvisação corporal.


- Publicidade -


A terceira fase de seleção, foi realizada no dia 26 de setembro, com o bate-papo virtual com os inscritos, e o workshop prático, realizado no dia 27 de setembro no Teatro Minaz.

“Nessa última etapa, avaliamos as habilidades criativas, expressivas e técnicas dos candidatos e a compatibilidade com a essência da cultura do Instituto. Também consideramos a adequação dos candidatos às normas estatutárias do IORM.”, afirma a diretora da Cia. Usina da Dança, Valeria Pasetto.

O workshop foi conduzido por Valeria Pasetto, com os professores de dança contemporânea, Vivian Vinha, de balé clássico, Joseph Lopes, com assessoria artística remota da professora da Unicamp, Daniela Gatti.

Dos 36 participantes da terceira etapa, foram selecionados 6 bailarinos para integrar a Cia. O resultado da seleção está publicado no site da Cia: https://www.iorm.org.br/ciadadanca/

A diretora artística, Valeria Pasetto, explica que a Cia é voltada à experimentação de uma linguagem diferenciada e humanizada, alinhada aos conceitos estéticos e poéticos do Programa Usina da Dança do IORM.

Fonte: Com os bailarinos selecionados, Cia. Usina da Dança já está em atividade em Ribeirão Preto – IORM

Comentários