Notícias

UBS de Guatapará, na região de Ribeirão Preto, é finalista do “Prêmio CriAção SUS”

A Unidade Básica de Saúde de Guatapará, cidade da região ribeirão-pretana, de gestão direta da pasta de Saúde municipal, é uma das finalistas do “Prêmio CriAção SUS”, premiação nacional inédita promovida pelo Ibross (Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde) que irá reconhecer cases de sucesso implantados no SUS (Sistema Único de Saúde).


O prêmio, que conta com apoio do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e do Instituto Ética Saúde, irá pagar R$ 10 mil para cada um dos autores de projetos vencedores, que serão anunciados no próximo dia 8 de dezembro, durante solenidade na sede da OPAS Brasília (DF). As instituições representadas irão receber um certificado.


O Prêmio CriaAção SUS, do Ibross, visa incentivar a implantação de novas tecnologias e de soluções inovadoras que contribuam com o desenvolvimento e o fortalecimento do SUS. A realização do prêmio coincide com os 35 anos da criação do Sistema Único de Saúde no Brasil, pela Constituição Federal de 1988.
O propósito é reconhecer, destacar, incentivar e disseminar as ações e projetos de sucesso na gestão da saúde pública brasileira, implantados pelas diferentes instituições, com a finalidade de solucionar problemas concretos para proporcionar mais qualidade, segurança e eficácia no atendimento aos pacientes da rede pública.


A Unidade foi selecionado entre os cerca de 400 trabalhos inscritos no Prêmio “CriAção SUS”, com o case “Plano de ação de aumento da cobertura vacinal de Influenza em um município de pequeno porte nacional, no interior de São Paulo-SP, em 2023”.


- Publicidade -



Inscrito na categoria “Atenção Primária”, o case concorre com outros dois projetos selecionados de serviços públicos de saúde localizados na região de Presidente Prudente (SP) o e em São Paulo (SP).


O “CriAção SUS” recebeu inscrições de projetos em cinco categorias: Atenção Primária, Atenção Especializada, Pré-hospitalar, Atenção Hospitalar não-exclusivo SUS (instituições que atendem pacientes do SUS e de convênios/particulares) e Atenção Hospitalar Exclusivo SUS. Foram selecionados três finalistas em cada categoria.


Dos trabalhos finalistas, seis são de serviços públicos de saúde localizados no estado de São Paulo, quatro do Ceará, uma do Rio Grande do Sul, uma do Espírito Santo, uma do Paraná, uma de Minas Gerais e uma de Goiás.


Foram avaliados para o prêmio projetos de instituições do SUS em temáticas como tecnologia, responsabilidade social e sustentabilidade, processos organizacionais, gestão financeira, assistência à saúde, ética e compliance, dentre outras.


Um dos critérios levados em conta pelos avaliadores dos projetos inscritos no “CriAção SUS” é a possibilidade de o case ser replicado em outros serviços públicos de saúde pelo país. Além disso, a comissão julgadora não teve acesso aos nomes das instituições de saúde concorrentes, assegurando total imparcialidade na avaliação dos projetos.


Agora os 15 trabalhos selecionados passarão pelo crivo de uma banca examinadora formada por especialistas em saúde pública da OPAS, IEPS (Instituto de Estudos para Políticas de Saúde) e FGV.


Todos os 15 finalistas do Prêmio “CriAção SUS” podem ser conferidos no site do Ibross (ibross.org.br).

Comentários