EventosNotíciasRibeirão Preto

Municípios da Região de Ribeirão Preto tratam da implantação de Cidades Inteligentes

Aplicar a tecnologia nos serviços prestados à população com o intuito de desburocratizar os processos e facilitar as relações cidadão-prefeitura será o tema tratado por prefeitos, gestores, servidores e vereadores que participam, nesta quinta-feira (14), do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes de Ribeirão Preto.

No evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento, diversos municípios do interior paulista compartilham as soluções tecnológicas utilizadas para melhorar o atendimento ao cidadão, destacando como a modernização dos setores administrativos melhoram a qualidade de vida nas cidades.

As inscrições para o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes de Ribeirão Preto são gratuitas para servidores públicos, vereadores, entidades e universidades e devem ser feitas pelo sympla.com.br/rcd. As vagas são limitadas. 

Conforme o diretor da RCD, José Marinho, o objetivo é promover a troca de experiências entre os gestores municipais e facilitar o acesso a soluções inovadoras. “O objetivo é abordar tudo que tem sido feito visando melhorar a oferta de serviços. A pandemia intensificou mais esse movimento com a implementação de políticas públicas voltadas para melhorar a vida das pessoas por meio da tecnologia e da inovação”, observa o diretor da RCD.


- Publicidade -


Batatais, Guaíra, Ribeirão Preto, Passa Quatro e Sertãozinho são os municípios que apresentam as inovações no encontro. O secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos (SP), Alberto Marques, é um dos convidados especiais no Fórum que apresenta as inovações implantadas na primeira cidade inteligente, sustentável e resiliente brasileira com certificação ISO.

Um dos cases de sucesso confirmados no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes é do município de Batatais, localizado a 355 km da capital paulista. Um dos projetos de destaque da cidade, que será apresentado pelo prefeito Juninho Gaspar, trata de um mapeamento mensal dos problemas estruturais da cidade através de um carro que filma e tira fotos, guardando as imagens em um aplicativo de inteligência artificial (IA) chamado “Mapzer”.

“O carro passa por toda a cidade e mapeia os problemas, apontando locais onde, por exemplo, possui buracos, mau escoamento de bueiros e assim por diante. Com as imagens, o Mapzer gera uma ocorrência no sistema e partimos para solucionar”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Prodóssimo. “Nós usamos esse aplicativo porque apostamos que, com essa inovação da inteligência artificial, podemos ter um relatório mensal completo dos problemas apontados na cidade de forma rápida e prática em um computador. No sistema, tomamos ciência da situação e encaminhamos para os setores responsáveis”, completa.

Jardinópolis é outro município que compartilha seus avanços tecnológicos. A proposta, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação, é a utilização de tablets como ferramenta didático-pedagógica nas escolas de educação infantil e ensino fundamental da rede pública, como forma de amenizar a defasagem escolar causada pela pandemia de covid-19.

De acordo com o superintendente do Ensino Fundamental na Secretaria de Educação, Ricardo Alexandre Caligaris, responsável por apresentar o projeto juntamente com a Secretária de Educação, Elaine Rizzuto Cruz, a iniciativa é importante para o enriquecimento pedagógico dos alunos.

“Os tablets vão trazer benefícios claros por possibilitar o aumento do interesse dos estudantes, intuitividade, auxílio da coordenação motora, gamificação, desenvolver habilidade em comunicação, fonte de pesquisa, leitura mais dinâmica, visualização e edição de vídeos, atividades diversas e melhoramento na avaliação diagnóstica”.

Prefeitos Inovadores – Durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, a Rede Cidade Digital também realiza a entrega do título de Prefeito Inovador 2023 da região. Para a seleção e o reconhecimento, são considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública, como forma de melhorar a prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe, e o impacto positivo no desenvolvimento das cidades.

No evento, os gestores também poderão conhecer soluções disponibilizadas pelas empresas 1Doc, Placarsoft, Softplan, Aprova, AX4B, Mitra, Evolution Tecnologia Funerária, IGTECH e SMAR APD. O Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes de Ribeirão Preto tem o apoio do ONOVOLAB. O Royal Tulip JP Ribeirão Preto é o hotel oficial do evento. 

Serviço:

Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes de Ribeirão Preto

14 de setembro de 2023

Local: ONOVOLAB RIBEIRÃO PRETO (Av. Dr. Francisco Junqueira, 1889 – Jardim Macedo, Ribeirão Preto (SP))

Inscrições gratuitas para servidores públicos, entidades e universidades:

https://www.sympla.com.br/rcd

Informações pelo imprensa@redecidadedigital.com.br ou pelo WhatsApp (41)3015-6812

Comentários