Notícias

MERCADO | 123milhas pede recuperação judicial

FOLHA JUS | A 123milhas, agência de turismo em crise desde 18 de agosto, quando suspendeu os pacotes de passagens flexíveis, entrou com pedido de recuperação judicial nesta terça. Na ação, a empresa declara dívidas de R$ 2,308 bilhões.

Entenda: um pedido de recuperação judicial (RJ) costuma ser feito para suspender o pagamento de dívidas e evitar que a empresa vá à falência. 
Se ele é aceito, a companhia consegue evitar a cobrança dos vencimentos e ganha tempo para organizar um plano de pagamento, que costuma envolver desconto no valor das dívidas.

 A 123milhas pede uma pausa pelo prazo de 180 dias de ações de credores e consumidores que tenham ido à Justiça após a interrupção de serviços.Nesses processos, a prioridade do pagamento é das dívidas trabalhistas e tributárias. Os clientes lesados devem ser os últimos a receber, dizem especialistas em direito do consumidor.

Ainda assim, a orientação é para que o consumidor acione o Judiciário (veja aqui como) para garantir ao menos algum ressarcimento além dos vouchers oferecidos pela empresa.A justificativa: no pedido de RJ, os advogados destacam os postos de trabalho gerados pelas duas empresas  –123milhas e HotMilhas, 427, no total—, além de “centenas de empregos indiretos”. 


- Publicidade -


Eles dizem que a empresa não tem conseguido honrar com a entrega dos pacotes promocionais e que o produto corresponde a apenas 5% do total de clientes, ou 250 mil de um universo de 5 milhões atendidos ao ano.

A defesa diz na ação que apenas em Belo Horizonte, onde a empresa tem sede, são ajuizadas, em média, quatro ações por hora contra a plataforma de turismo.

Fundada por dois irmãos em 2016, a empresa que agora pede recuperação judicial já foi a maior anunciante do país.

Comentários