NotíciasRibeirão Preto

Inscrições gratuitas para cursos certificados nas áreas de som, luz, palco e produção cultural em Ribeirão Preto 

De 1º a 18 de maio estarão abertas as inscrições para os cursos gratuitos de formação nas áreas de som, luz, palco e produção cultural, que serão oferecidos em Ribeirão Preto.  O programa de cursos técnicos gratuitos oferece quatro formações: Técnico de Som, Técnico de Luz, Técnico de Palco e Produção Cultural para formação de produtores e técnicos culturais PTAC – Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas. 

Serão oferecidas 80 vagas para Ribeirão Preto, sendo 20 vagas por curso.  Os cursos são divididos em 4 módulos, com duração total de 96 horas de aulas e 40 horas de estágio supervisionado. Nesta última etapa, o aluno vai para o mercado de trabalho e conta com uma consultoria conjunta entre o orientador e o empregador. Ao final do curso, os alunos aprovados receberão o certificado de participação do ITB que dá direito ao registro profissional.  

As aulas devem ser ministradas de junho a agosto de forma híbrida, tanto em uma plataforma online quanto presencialmente, com práticas em equipamentos das instituições parceiras em cada cidade.  

Incluindo Ribeirão Preto, serão oferecidas 500 vagas em várias cidades do Brasil. Algumas aulas serão simultâneas entre todas as cidades para promover um intercâmbio de aprendizado e vivência entre os alunos. Em outubro, ocorrem as formaturas dos futuros profissionais das artes cênicas. Os alunos aprovados recebem um certificado de conclusão de curso que permite retirar o registro profissional. 


- Publicidade -


Oportunidade no mercado 

O programa surgiu a partir da percepção sobre a carência de formação qualificada nas áreas técnicas e de produção em artes cênicas em contraponto a um mercado de trabalho com boa capacidade de absorção de mão de obra. O projeto busca atrair principalmente jovens de baixa renda que terminaram o ensino médio e querem entrar no mercado com capacitação técnica. Também atende artistas e técnicos que desejam se reciclar ou possuir uma nova formação e ter contato com professores de referência, além do registro profissional. Podem participar do processo candidatos que possuam ensino médio completo e tenham mais de 18 anos. 

O projeto foi criado pelo Instituto do Teatro Brasileiro (ITB) e conta com o patrocínio do Grupo Colorado, Grupo Sada (Brazul e Transzero) e Expresso Nepomuceno. O projeto também conta com apoio da Prefeitura por meio da Secretaria da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto. 

SERVIÇO 

CURSOS GRATUITOS PARA TÉCNICO DE SOM, TÉCNICO DE LUZ, TÉCNICO DE PALCO E PRODUÇÃO CULTURAL 

Podem inscrever-se maiores de 18 anos com ensino médico completo 

Vagas: 20 por curso 

Aulas online 

Inscrições: de 1º a 18 de maio on-line pelo site www.itb.art.br/ 

Informações: @instituto.itb 

Entrevista com pré-selecionados: de 22 a 26 de maio 

Resultado da seleção: 2 de junho 

Matrículas: de 2 a 6 de junho pelo site www.itb.art.br

Período de aulas: 06 de junho a 18 de agosto 

Comentários