NotíciasRibeirão Preto

Andreia Chiquini Bugalho coordena grupo de pesquisa sobre Direito do Trabalho na UNAERP

O Grupo de Pesquisa de Contemporaneidade e Trabalho (GPCeT), coordenado pelos professores da Unaerp, Andreia Chiquini Bugalho e Marcelo Braghini, foi criado, em 2019, com o objetivo de ser um núcleo de formação em Direito do Trabalho. Em três anos de atividade intensa do Grupo, foram realizadas apresentações de estudos relacionados às relações de trabalho em congressos científicos internos e externos, também em parceria com outras instituições. 

Inicialmente voltado para alunos do curso de Direito da Unaerp, o GPCeT atualmente é aberto para todos aqueles que tiverem interesse em participar das atividades. São desenvolvidas pesquisas em temas específicos, a exemplo das temáticas de combate ao assédio moral no ambiente de trabalho e do teletrabalho, com o intuito de refletir a respeito de seus impactos nas relações de trabalho, oportunizando a identificação, avaliação e solução adequada de problemas jurídico-trabalhistas contemporâneos, em qualquer campo de incidência. 

Para a professora Andreia Bugalho, o Grupo incentiva os alunos a se inserirem no campo de pesquisa acadêmica. “O objetivo é instigar o interesse pela pesquisa e a criação científica. Percebi que os alunos se interessaram em produzir, buscar conteúdo, e como eles têm a oportunidade de escolher assuntos que agradam, temas palpitantes que estão acontecendo de imediato, e muitas vezes esses assuntos não são tratados de forma profunda, então a produção aumentou e acaba gerando também interesse acadêmico. 

Formada pela Unaerp em 2020, a egressa Clara Carolina Roma Santoro começou a participar do Grupo logo no início das atividades e continua produzindo pesquisas mesmo após o término da graduação. A advogada, que tem vários artigos publicados em revistas nacionais, internacionais e no próprio Ministério Público e até hoje recebe convites para publicações, conta que ingressou no GPCeT com o objetivo de aprender a pesquisar e escrever melhor e o conhecimento adquirido auxiliou até mesmo na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. 


- Publicidade -



Clara conta que antes não tinha noção de como escrever um artigo e a produção dos trabalhos acadêmicos demandava um tempo maior, já que a escrita não fluía com tanta facilidade. “Ouvindo as dicas da Andreia e do professor Marcelo sobre como pesquisar os temas, dicas de leitura para melhorar o vocabulário, eu comecei a escrever. Aos poucos fui entendendo o raciocínio de construir um artigo e quanto mais eu escrevia, mais facilidade eu tinha, e menos dependente eu ficava do auxílio dos professores”, comenta a alumni. 

Ela diz ainda que há uma troca de experiência entre alunos e professores e o Grupo acabou se tornando, dessa maneira, um espaço onde todos ensinam e também aprendem. “Atualmente a carreira de advogada requer muito estudo e pesquisa por existirem sempre leis novas, e o advogado precisa se adequar a essas novas leis em virtude do melhor para o seu cliente. Durante minha graduação, o grupo de pesquisa me estimulou a estar sempre pesquisando o que há de mais novo no mercado e vivenciar toda essa experiência com a pesquisa facilitou muito a minha carreira”, destaca a advogada. 

A aluna Hilenilce Alencar Damiano, que está cursando a terceira etapa do curso de Direito, ingressou no Grupo de Pesquisa no semestre passado e diz que a experiência agrega bastante na formação profissional. “Fazer parte desse grupo me fez olhar de forma mais inteligente para onde eu quero ir. A rede de contatos é incrível, tanto fazendo parte do grupo quanto seguindo pessoas. Estar na Unaerp te proporciona um networking incrível, não tem como dar errado. Não sei se teria as experiências que tenho aqui em outro lugar”, enfatiza a estudante. 

Fonte: https://unaerp.br/noticias

Comentários