NotíciasRibeirão Preto

3 Brasseurs, cervejaria artesanal francesa, vai abrir nova unidade em Ribeirão Preto

A marca francesa 3 Brasseurs, conhecida no Brasil como 3B, primeira cervejaria artesanal francesa no Brasil, está comemorando dez anos de atividades no Brasil, com muito sucesso.

A 3B, que há um ano passou a ser dirigida por um grupo de masterfranqueados brasileiros com grande experiência em franchising, quer expandir para todo o país. “Passamos a operar em novembro de 2021 e precisamos de um tempo para entender exatamente como o negócio funcionava, tanto no relacionamento com a franqueadora francesa como a franqueabilidade em solo brasileiro. Agora, temos toda a estrutura necessária para expandir”, comenta Leonardo Lamartine, um dos sócios da master franquia brasileira.

Junto com os sócios Fernando Malutta, Janaína Boz e Luciano Fialho, Lamartine pretende chegar a 20 franquias em dez anos, nas principais capitais brasileiras e municípios-chave para a marca, a exemplo de Campinas, Jundiaí, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto (SP); Balneário Camboriú (SC); Londrina, Maringá (PR); Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora (MG); Sinop, Sorriso (MT), dentre outras.


- Publicidade -


Em relação a Ribeirão Preto, os sócios acreditam que a cidade tenha alto potencial de consumo para o tipo de negócio que oferecem, com aderência total do público às cervejarias de alta qualidade e à gastronomia ofertada pela 3B. “Escolhendo o ponto certo, sem dúvida teremos um empreendimento tão ou mais lucrativo que os de São Paulo”, comenta Luciano Fialho.

Negociações avançadas estão acontecendo com potenciais franqueados para abrirem novas casas em Itu (SP), num grande complexo de entretenimento que se instalará na cidade; Foz do Iguaçu (PR) e Florianópolis (SC). Além disso, há interessados em análise inicial para outras capitais.

 A 3 Brasseurs é uma cervejaria com restaurante que impressiona por sua estrutura. O espaço é elegante e convidativo, mas despojado, ao mesmo tempo, atraindo pessoas de todas as idades. Por isso mesmo, precisa de espaços que comportem a microcervejaria – que fica à vista dos clientes – , o bar e o salão. “Nossas casas costumam ter ao menos 500 m2, com ambientes que comportam grupos em confraternizações”, comenta Janaína Boz, sócia-operadora.

O investimento em uma 3 Brasseurs inicia-se em R$ 2,5 milhões, com taxa de franquia de R$ 120 mil inclusa. “É o negócio ideal para grupos de investidores, assim como nós”, define Fernando Malutta.

A master franquia brasileira oferece todo o suporte ao franqueado, desde a aprovação do ponto comercial até o projeto arquitetônico, treinamentos, implantação da cervejaria e do restaurante, suporte, marketing institucional e transferência de know-how.

Além disso, o sócio Luciano Fialho, que é mestre-cervejeiro, é o responsável por manter todo o padrão da produção do carro-chefe da marca, a cerveja. “Temos muito cuidado com nossos produtos e nossos franqueados terão acesso ao segredo do negócio, que vem da França e nos faz ser uma marca de excelência. Então, é importante termos parceiros sérios e comprometidos junto a nós”, expõe o sócio.

O cardápio da 3 Brasseurs é outro destaque. Apesar de seguir a matriz francesa na maioria dos seus padrões e destaques, os pratos seguem adaptações ao paladar brasileiro e o franqueado não dependerá de insumos importados ou dolarizados, que possam inviabilizar o negócio ou impactar em sua lucratividade. “Não há o menor risco de isso acontecer. Todo o negócio foi pensado para operar com tranquilidade no Brasil e não dependemos de flutuações do câmbio para nos mantermos. Não é à toa que operamos há dez anos, passamos por variações econômicas e até por uma pandemia e a marca continua sendo um sucesso”, reafirma Leonardo Lamartine.

A cerveja Brune (malte torreficado e sabores de chocolate)

A 3 Brasseurs

 Presente em toda a França, Bélgica, Áustria e Canadá, a 3 Brasseurs é a ‘maior franquia de microcervejarias do mundo’. A marca se diferencia da concorrência por ser uma cervejaria e restaurante, com gastronomia de alta qualidade. Por isso, faz jus à ideia de: “mais do que um restaurante, uma experiência”.

No Brasil, a marca possui duas casas, ambas na capital paulista, nos bairros de Pinheiros e Itaim Bibi.

Todas as cervejarias 3 Brasseurs têm sua própria fabricação de cerveja, toda exposta ao público. Os grandes tanques de fermentação ficam à vista dos frequentadores e são ligados diretamente às torneiras de serviço que abastecem os copos, jarras e torres que vão para as mesas. Além do frescor da bebida, tal estrutura mantém a qualidade da cerveja, já que não há qualquer manipulação que poderia ocorrer com o transporte em barris.

São oferecidas sete variedades de cerveja. Quatro estilos são encontrados nas 3Bs de qualquer lugar do mundo, apesar de cada casa ter sua própria receita dentre os estilos padronizados. São eles: La Blanche (weiss), L’Ambrée (red ale), L’Ipa (india pale ale) e La Blonde (belgian blonde ale).

No Brasil, adota-se outro padrão da franquia, que é se conectar ao ambiente em que a cervejaria-restaurante está inserida. Por isso, há duas cervejas pensadas para os bairros em que estão: a La Pinheiros e a La Itaim, ambas do tipo pale ale, mas com receitas diferentes.

A sexta opção para os clientes é a Pilsen Premium, uma lager produzida com autorização da matriz. “A Pilsen detém 95% do consumo no mercado no Brasil. Por isso, nosso mestre-cervejeiro criou uma receita especialmente para nossas casas, que não é encontrada em mais nenhuma 3B no mundo”, comenta Fernando Malutta.

A última opção de bebida é uma receita especial, criada mensalmente, ficando apenas por esse período no cardápio. Para atender toda a demanda, cada unidade possui 13 tanques (dois para os estilos fixos e um para a cerveja do mês). A saber, uma cerveja leva, em média, 15 dias para ficar pronta.

Além dos carros-chefes da marca, os clientes podem degustar drinques especiais. Já quem não é da turma cervejeira e, mesmo assim, quer almoçar ou jantar nas casas, há ainda carta de vinhos e drinques tradicionais variados.

Aqueles que querem conhecer todo o processo de produção das cervejas, todo mês, em Pinheiros, é promovida uma visita guiada pelo mestre-cervejeiro. Os grupos geralmente são pequenos (no máximo 20 pessoas). A duração é de 1h30 e, ao final, ocorre uma degustação, também guiada pelo guia. É necessário o agendamento no site.

Pratos seguem padrão da matriz

Como a proposta da 3 Brasseurs é ser uma cervejaria e restaurante, é claro que o menu não deixaria a desejar. Bem ao contrário disso, os pratos – boa parte deles, refinados – trazem referências do universo cervejeiro, tudo dentro dos padrões da matriz francesa.

O cardápio inclui especialidades como Camarão Trufado, Mignon de Lezennes, Pescada Provence, Salmão Grillé, Steak Tartare, Entrecôte au Poivre, Porc Barbecue, Picanha au Beurre, entre outras tentações. Dos pratos mais pedidos, o destaque vai para o Fettuccine Flambado, preparado dentro de um queijo grana padano. Por mês, são servidos de 1.300 a 1.500 porções só desta opção.

Quem quer algo mais “informal” também pode experimentar as opções de pizzas francesas, Les Flammekueches. Nas 3Bs, levam cerveja na massa. Há carnes variadas também, algumas com molhos que têm cerveja na composição. Entre as sensações está o L’éppé, um espeto que é grelhado e flambado nas mesas.

Há os obrigatórios burgers, saladas e sobremesas com um pé na França, como Crème brûlée, Petit gâteau, Ch’tiramisu aux spéculoos, além de quitutes originais, como o Cookie du brasseur, feito a partir do bagaço do malte. Para cada prato, obviamente, há indicação das melhores cervejas como acompanhamento.

É possível experimentar todo o cardápio gourmet em uma das casas de São Paulo, ambas com capacidade para em torno de 220 pessoas sentadas, distribuídas em aproximadamente 700 m². Tanto no Itaim, aberta há dez anos, como em Pinheiros, em funcionamento há cinco, há áreas reservadas para eventos.

Foto capa: Os sócios – Fernando Malutta, Leonardo Lamartine, Janaína Boz e Luciano Fialho

Comentários