Museu Casa da Memória Italiana celebra Semana do Imigrante com programação cultural e histórica - Jornal NovaCidade - Orlândia | Ribeirão Preto e região

Desde 2003 | Jornal de Orlândia, Ribeirão Preto e região

Jornal NovaCidade – Orlândia | Ribeirão Preto e região
BrasilRibeirão Preto

Museu Casa da Memória Italiana celebra Semana do Imigrante com programação cultural e histórica

Getting your Trinity Audio player ready...

Em celebração à Semana do Imigrante e aos 152 anos da Imigração Italiana no país, o Museu Casa da Memória Italiana, em Ribeirão Preto, realiza uma programação especial entre os dias 19 e 22 de fevereiro. A iniciativa é dedicada à valorização da memória, da cultura e da contribuição dos imigrantes italianos para a formação histórica, social e cultural do município, reunindo atividades que articulam patrimônio, identidade e sustentabilidade institucional.

A programação tem início no dia 19/02, às 19h, com a palestra gratuita O fim da cidadania italiana? O que mudou após a nova lei e as perspectivas para 2026, de caráter informativo e formativo. O encontro abordará os processos para obtenção da cidadania italiana e as recentes mudanças na legislação vigente, com a participação de Renato Vercesi e Isabela Paterlini, da Vercesi & Paterlini Cidadanias Europeias. Não há necessidade de inscrição prévia.

No dia 20/02, também às 19h, o Museu realiza a segunda edição do Evento Cultural Gastronômico – Cena Musical. A noite será dedicada à música e à gastronomia italiana, com apresentação do DJ Caio e degustação de pizza. Tradicional da Casa e realizada fora dos projetos incentivados, a ação tem como objetivo difundir a cultura italiana e contribuir para a sustentabilidade financeira do Museu. O valor do convite é de R$ 120,00.

CONTEÚDOS EM PRIMEIRA MÃO: Faça parte do nosso GRUPO DO WHATSAPP para receber, em primeira mão, notícias e vagas de emprego de Orlândia (SP) e região.

A programação segue no dia 21/02, às 10h, com a Oficina de Culinária Italiana – edição especial da Semana do Imigrante Italiano, que terá como receita o Gnocchi al Pomodoro. A atividade marca oficialmente a abertura da temporada de atividades de 2026 e, assim como o Cena Musical, é uma ação tradicional voltada à difusão cultural e à geração de recursos para a manutenção das atividades do Museu. A participação custa R$ 90,00, com vagas limitadas e participação mediante inscrição prévia.

O Cena Musical é um tradicional evento dedicado à música e à gastronomia italiana, com apresentação do DJ Caio e degustação de pizza.
Divulgação / Museu Casa da Memória Italiana

Os convites para o Cena Musical e as inscrições para a Oficina de Culinária Italiana podem ser adquiridos exclusivamente por meio do WhatsApp do Museu, pelo número (16) 99760-9946.

Encerrando a Semana do Imigrante Italiano, em 22/02, às 10h, será aberta a exposição “Barracão de Cima e Barracão de Baixo: ferrovia, italianos e a expansão de Ribeirão Preto”. A mostra apresenta a expansão urbana da cidade a partir do fluxo migratório italiano, destacando a formação dos bairros Campos Elíseos e Ipiranga — anteriormente conhecidos como Barracão de Baixo e Barracão de Cima, respectivamente — e sua relação com o desenvolvimento do município.

“Com essa programação, o Museu reafirma seu compromisso com a preservação da memória, a valorização do patrimônio cultural e o fortalecimento de ações que garantam sua sustentabilidade e continuidade, celebrando o legado da imigração italiana em Ribeirão Preto”, comenta Gabriel Azarias, cogestor da instituição.


- Publicidade -


A oficina de culinária italiana – edição especial da Semana do Imigrante Italiano, terá como receita o tradicional Gnocchi al Pomodoro
Divulgação / Museu Casa da Memória Italiana

Museu Casa da Memória Italiana celebra Semana do Imigrante com programação cultural e histórica
Divulgação / Museu Casa da Memória Italiana

Sobre o Museu

O Museu Casa da Memória Italiana, localizado na região central de Ribeirão Preto (SP), segue em atividade por meio da gestão do Instituto Casa da Memória Italiana, uma entidade privada, sem fins lucrativos.

Em setembro de 2014, o imóvel localizado na Rua Tibiriçá, nº 776, foi doado por Edilah de Faria Lacerda Biagi, Maurílio Biagi Filho e Weimar Marchesi de Amorim ao Instituto, fundado com o objetivo de levar adiante o projeto de implantação do Museu.

Isabela Paterlini e Renato Vercesi darão uma palestra gratuita sobre os processos para obtenção da cidadania italiana e as recentes mudanças na legislação vigente
Divulgação / Museu Casa da Memória Italiana

A instituição desenvolve atividades de preservação do acervo, de pesquisa sobre a edificação e os moradores, de visitas mediadas, de exposição de arte contemporânea, de oficinas e o Concerto de Natal, entre outras ações, por meio de projetos culturais de incentivo fiscal, patrocínios e doações.

São realizadas visitas guiadas (agendar com antecedência) às quartas, quintas e sextas-feiras, às 15h e aos sábados, às 10h e 11h30. A visitação livre, sem agendamento, acontece às quintas e sextas-feiras das 10h às 12h. Para mais informações e agendamentos, entre em contato pelo (16) 3904-2750 / (16) 99760-9946 (WhatsApp). Saiba mais em www.casadamemoriaitaliana.com.br.

Comentários